Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula: Brasil vive uma boa relação com Argentina

Luciana Vasconcelos / ABr - 11 de maio de 2005 - 16:02

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, após o encerramento da Cúpula América do Sul – Países Árabes, que o Brasil está vivendo uma boa relação com a Argentina. Ele disse que o presidente argentino, Néstor Kirchner, foi embora quando terminou a reunião e que a declaração final já estava pronta.

"Kirchener participou da reunião como todos os outros. Aliás, mais um pouco, porque nós tivemos o privilégio de jantar juntos, na segunda-feira à noite", disse Lula. "Se tem uma coisa que está meio nervosa entre Brasil e Argentina, é o meu Coríntians", acrescentou o presidente. Segundo ele, todo o resto está tranqüilo. "Não tem nada entre Brasil e Argentina", afirmou.

De acordo com o presidente brasileiro, Kirchner e ele têm compreensão da problemática das relações comerciais entre Brasil e Argentina. "Nós precisamos contruir um processo para que não fique apenas discutindo o varejo de um ou outro setor econômico que se sente prejudicado aqui e ali, porque isso vale para as duas partes", disse Lula.

O presidente considerou "extraordinária" a reunião dos empresários argentinos com o governo brasileiro e observou que é preciso construir uma nova etapa para a relação no médio prazo, mas sem perder de vista que os dois estados não podem ceder à pressão de um empresário de um setor apenas. Para ele, "é preciso ver o conjunto das necessidades dos dois países".

Lula destacou que os dois países precisam de harmonia para melhorar a qualidade de vida do povo. "Muitas vezes, a Argentina reclama, e muitas vezes tem razão, porque nós precisamos, nestes acordos, de contribuir com uma discussão de que a Argentina possa fortalecer a sua industrialização. O que nós queremos para o Brasil, nós queremos para a Argentina, porque achamos que os países se necessitam".

SIGA-NOS NO Google News