Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula anuncia apoio para ajuda humanitária ao Haiti

Agência Brasil - 13 de janeiro de 2010 - 07:22

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou preocupação com a situação do povo do Haiti e dos brasileiros que estão naquele país, atingido por um terremoto de 7.3 de magnitude por volta das 17h (hora local) de ontem (12), segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). Lula deu instruções para que sejam avaliadas as necessidades para que o Brasil possa apoiar o esforço de ajuda humanitária ao Haiti.

O prédio da Embaixada do Brasil, informou o MRE, sofreu sérios abalos, mas não houve vítimas entre os funcionários brasileiros. O Brasil chefia uma força da paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, onde estão 1.266 militares do Exército brasileiro, de acordo com o Ministério da Defesa.

As primeiras informações sobre o terremoto naquele país foram transmitidas ao presidente pelo ministro Celso Amorim, conforme o texto divulgado pelo MRE. O Encarregado de Negócios do Brasil em Porto Príncipe, Cláudio Campos, foi quem relatou ao ministério que o prédio da Embaixada brasileira sofreu sérios abalos.

“Há informações de que algumas instalações militares da ONU sofreram danos. Estão sendo recolhidas informações sobre a situação das tropas brasileiras e demais brasileiros a serviço da ONU”, diz a nota.

No Itamaraty, segundo a nota, já está em operação sala de crise sobre o Haiti, com funcionamento 24 horas, sob a coordenação do embaixador Marcos Vinícius Pinta Gama. Informações referentes a cidadãos brasileiros no Haiti poderão ser obtidas no Núcleo de Assistência a Brasileiros, nos seguintes telefones: (061) 3411.8803/ 8805 / 8808 / 8817 / 9718 ou 8197.2284.


SIGA-NOS NO Google News