Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula adia visita para dia 3 e equipe já prepara local

Campo Grande News/ Fernanda França - 23 de abril de 2010 - 10:38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou para o dia 3 de maio a visita que faria na próxima sexta-feira a Mato Grosso do Sul.

Ele cumprirá agenda em Ponta Porã, município distante 348 quilômetros de Campo Grande.

Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, a mudança foi necessária para adequar a agenda dos dois presidentes – Lula e Fernando Lugo, do Paraguai.

O encontro entre os dois chefes de Estado deve acontecer por volta das 10h.

Entretanto, os horários e os locais, assim como toda a estrutura montada para a visita, estão sendo definidos hoje, por uma equipe enviada pelo Planalto a Ponta Porã.

Durante a viagem ao município sul-mato-grossense, Lula pode anunciar oficialmente a devolução ao Paraguai de um troféu de guerra: o “Cristiano”, ou “Cristão”, canhão feito de sinos de igrejas, um dos símbolos da vitória do Brasil na Guerra do Paraguai.
Há décadas é um objeto de discórdia entre historiadores dos dois países.

Entretanto, neste mês, quando o Cristão completa 140 anos no Brasil, o Ministério da Cultura surpreendeu os paraguaios a anunciar no dia 23 de março que o presidente Lula já confirmou a devolução do troféu de guerra.

Hoje o canhão de 12 toneladas está no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, no pátio dos canhões. O Cristão traduz um pouco o que foi a Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870.

Porém, o tema oficial da reunião entre os dois presidentes será a hidrelétrica de Itaipu. O governo paraguaio defende maior benefício no aproveitamento conjunto da represa, a maior do mundo em funcionamento.


SIGA-NOS NO Google News