Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Luizinho quer desfibrilador cardíaco no MS

Aline Avancini - 18 de julho de 2005 - 09:07

A relevância da presença de um desfibrilador cardíaco (aparelho utilizado para restabelecer a freqüência cardíaca) – em terminais rodoviários, ferroviários, aeroportos, portos e em locais com grande aglomeração de pessoas, como estádios poliesportivos – tornou-se uma preocupação Nacional. Para assegurar atendimento imediato a complicações cardíacas, ainda ano passado, o deputado estadual Luizinho Tenório (PL) propôs projeto de lei à Assembléia Legislativa, com o intuito de assegurar a presença do desfibrilador em locais de concentração superior a 1.500 pessoas, além de funcionários capacitados para operá-lo.

A cada dia, são mais freqüentes os relatos de mortes pela não assistência, devido a falta do equipamento. Durante o ano passado, a rapidez no atendimento de complicações cardíacas tornou-se tema polêmico, frente a seguidas mortes de jogados de futebol em campo.

O projeto de Lei de Luizinho dispõe sobre a obrigação de treinamento e capacitação de pessoa em prestar suporte básico de vida e sobre o uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA) – utilizado em pacientes vítimas de parada cardíaca – em locais previamente determinados. O projeto de Luizinho já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia e deve ser votado já nesse segundo semestre.


Lei Municipal

Recentemente, Lei Municipal garantindo a presença do equipamento, de autoria do vereador Celso Ianaze (PMDB), foi sancionada pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

Conforme Luizinho, "agora só falta ampliar a legislação que obriga a presença do desfibrilador para todo o Mato Grosso do Sul. Isso garantiria a vida para milhares de pessoas, que por ventura precisariam de assistência rápida num ataque cardíaco, por exemplo", pontuou o deputado.

SIGA-NOS NO Google News