Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Luizinho prestigia aniversário de Cassilândia

Aline Avancini - 03 de agosto de 2005 - 16:28

O deputado Luizinho Tenório (PL) participou este final de semana da festa em comemoração aos 51 anos de emancipação do município de Cassilândia. A Festa do Peão na cidade já acontece há 35 anos e hoje é classificada como a quinta melhor festa do gênero em todo o País e a maior em Mato Grosso do Sul, atraindo cerca de 75 mil pessoas durante os cinco dias de festividades. No entanto, a data que marca a emancipação do município é comemorada hoje (dia 3 de agosto), quando os cassilandenses na companhia de Luizinho – conterrâneo de coração – poderão prestigiar o feriado municipal.

Para o deputado, o aniversário dos 51 anos da cidade representa “um passado de glória e desenvolvimento para a região do Bolsão, mas também um futuro de muita prosperidade para o município, que hoje é essencialmente pecuarista”. Luizinho lembrou que Cassilândia é uma das 10 maiores cidades do Mato Grosso do Sul e que vem contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento da região. Contudo, ressaltou que os cassilandenses necessitam agora de crescimento industrial para a geração de empregos e “que estará trabalhando juntamente com outras autoridades locais e do Estado para trazer indústrias para o município”.

Ele lembrou o trabalho em conjunto, com o prefeito e vereadores da cidade, para a vinda da fecularia – que gerará aproximadamente 300 empregos diretos e indiretos para a região –, além da “quase certa” chegada da avícola Pluma à cidade – que poderá gerar também até 500 empregos diretos e indiretos. Além disso, o parlamentar citou a recente inauguração da fábrica de rações, dentre outras empresas.

Conforme o deputado – único representante cassilandense na Assembléia Legislativa e em todo Mato Grosso do Sul – “a cidade de Cassilândia ainda tem potencial para crescer e se desenvolver muito mais! Temos que lutar pela vinda de um curtume para a região, uma vez que já temos até um distrito industrial, o qual ainda não foi devidamente ocupado”. Luizinho fez questão de frisar também que Cassilândia é uma cidade universitária, com cerca de 12 cursos de nível superior, em duas universidades particulares e na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Em comemoração aos 51 anos do município, visitantes e a população local poderão contar, durante o dia de hoje, com gincana na Praça São José, lançamento de Cd gravado por cantores da região, além de encerramento da festa com a participação do grupo Canto da Terra.



COMEMORAÇÃO

Para o parlamentar, o aniversário da cidade este ano representa um acontecimento em particular, uma vez que a família de Luizinho se estabeleceu no município de Cassilândia há exatos 50 anos, acompanhando e participando ativamente do desenvolvimento da região.

A Festa do Peão, que começou nesta quarta-feira (dia 27), e terminou no último domingo com desfile tradicional nas principais ruas da cidade, contou com a participação de Luizinho, resgatando as tradições culturais do povo cassilandense. Desfile com carros de boi, caminhões e, principalmente, quando dezenas de pessoas atravessaram às ruas montadas em bovinos, foi um dos pontos altos da comemoração dos 51 anos de emancipação da cidade.

Aplausos foram arrancados da multidão, quando bois adestrados – como se fossem cavalos ensinados –, seguindo as ordens de seus donos, ajoelharam no asfalto e realizaram as mais diversas coreografias. Também ainda no domingo, churrasco de mais de sete toneladas de carne (cerca de 50 vacas) foi distribuído à população e visitantes da região, durante almoço na praça São José (centro da cidade).

Durante as festividades, rodeios com os melhores peões do Brasil aconteceram todas as noites, além de shows para animar o público. Para do deputado Luizinho “a Festa do Peão representa a cultura agropecuária de Cassilândia e resgata as tradições do povo da cidade”.

O deputado Luizinho, juntamente com autoridades políticas do município, neste último final de semana, recepcionou o Governador do Estado José Orcírio Miranda dos Santos, que visitou a cidade para inaugurar algumas obras – entre as quais, a grande maioria contou com a atuação decisiva do parlamentar para que fossem realizadas. Além das inaugurações, o governador também recebeu título de Cidadão Cassilandense e fez questão de marcar presença durante a Festa do Peão, para prestigiar o quinto melhor rodeio do gênero no País, frisando “que Luizinho é um grande parceiro no trabalho realizado na região”.

SIGA-NOS NO Google News