Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Luizinho exigiu a aplicação de recursos para os índios

Fabricío Freitas - 06 de maio de 2005 - 14:37

Cassilândia News
Cassilândia News

Integrante da CPI que está investigando as causas da desnutrição indígena, o Deputado Luizinho (PL), exigiu ontem (05/05) a aplicação dos recursos liberados para investimento nas causas indígenas.
Ele participou de mais uma sessão da CPI que ouviu ontem o coordenador regional da Funasa, Gaspar Francisco Hickmann.
Segundo Luizinho, é inadmissível que com tantos problemas apresentados desde o início deste ano, os dirigentes da Funasa e da Funai ainda continuem sem ações efetivas enquanto os índios padecem.
Luizinho quis saber o porque das 27 toneladas de alimentos que estavam encalhadas na Funai de Dourados, enquanto índios passam fome.
A resposta de Hickmann surpreendeu todo o plenarinho da Assembléia Legislativa que estava lotado. Ele afirmou que os alimentos não foram distribuídos porque a Funai não tinha funcionário para empacotar nem distribuir as cestas básicas, mesmo com tanto dinheiro liberado, apesar de ter afirmado que a distribuição de alimentos não é de competência da Funasa.
Segundo Luizinho, os índios de Mato Grosso do Sul recebem verba de várias fontes.
O deputado disse que “a aplicação das verbas precisa e vai ser explicada pelos órgãos gestores que é a Funai e a Funasa”.
Um exemplo, disse Luizinho à imprensa nesta quinta-feira, é a reclamação dos índios de que a Funasa disponibiliza apenas um veículo para atender 11 mil índios em Dourados e existem documentos comprovando um gasto de R$ 1,06 milhão em 12 meses com a manutenção de 72 carros e 26 motocicletas em Mato Grosso do Sul.
“Isso representa um gasto anual de R$ 10,8 mil por veículo e nós vamos descobrir se isso é verdade”, afirmou Luizinho.

SIGA-NOS NO Google News