Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Luizinho defende usinas álcool em MS

Alice Avancini - 14 de outubro de 2005 - 08:03

Durante a sessão de ontem (13) na Assembléia Legislativa, o deputado Luizinho Tenório (PL) usou da tribuna para defender a instalação de usinas de álcool na região da Bacia do Rio Paraguai – à margem direita da BR-163 (sentido Campo Grande a Sonora) – como forma de diversificar a economia em Mato Grosso do Sul, gerando cerca de 15 mil novos empregos. “Esta será outra opção de geração de renda para o Estado, o que não irá deixar Mato Grosso do Sul tão suscetível a crises como a que estamos passando da aftosa. Precisamos sair desta dependência do binômio boi e soja”, ponderou.
De acordo com o parlamentar, o segmento sucroalcooleiro vem alcançando maior potencial de crescimento e maior capacidade de expansão, com nove unidades de produção, responsáveis por 10 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, cultivadas em uma área de 148 mil hectares no Estado.
“Hoje, já existe tecnologia da vinhaça zero (subproduto do processo de produção do álcool). Com a adoção de novas tecnologias, esses subprodutos do beneficiamento da cana-de-açúcar são direcionados para a adubação da terra ou para a geração de energia”, explicou Luizinho.
Sobre a crise econômica desencadeada pela descoberta de foco de aftosa no município de Eldorado – região onde devem ser abatidos até 20 mil cabeças de gado –, o que gerou embargos comerciais da ordem de cerca de 60% das exportações, Luizinho afirmou que o importante agora “é descobrir qual o motivo da contaminação”, no entanto, lembrou a opção de implantação de usinas de álcool no Estado.

Discussão
A questão da instalação de usinas de álcool na Bacia do Rio Paraguai vem ganhando grande repercussão junto a opinião pública, desde a promulgação de Lei Estadual, em 1982, proibindo a prática sucroalcooleira nessa área. No entanto, conforme o deputado, passados mais de 23 anos, foram realizados numerosos estudos acerca do assunto o que garantiu a neutralização dos riscos oferecidos pela vinhaça ao meio ambiente.
“Precisamos desenvolver a economia do nosso Estado! As usinas não trarão riscos ao meio ambiente, ao contrário, trarão geração de emprego e renda.”, disse o deputado, frisando que esteve conversando com vários especialistas no assunto da Região do Bolsão, onde já estão fixadas diversas usinas de álcool, e “todos eles me garantiram uma tecnologia segura”.

SIGA-NOS NO Google News