Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lugar de chiclete é no lixo!

Portal Segs - 01 de julho de 2015 - 06:49

Uma trupe circense vai percorrer as estações da Linha 4-Amarela de metrô nesta quarta-feira, 1° de julho, das 9h às 13h, com divertidas e lúdicas performances. A interação com os passageiros marca o lançamento de campanha para alertar sobre o descarte incorreto de chiclete nas estações e trens. Além dessa interação, a campanha é composta também por vídeos exibidos nos monitores de TV, cartazes e banners com a mensagem Depois de mascar, jogue seu chiclete no lixo! Adesivos em formato de setas vão indicar as lixeiras para o descarte do resíduo.

Nas estações e trens da Linha por onde circulam diariamente mais de 700 mil pessoas, a equipe de Higiene e Conservação da ViaQuatro remove diariamente quantidade expressiva de gomas de mascar do piso das plataformas, das escadas e esteiras rolantes, dos trens e até dos corrimãos. Essa é uma das grandes preocupações do pessoal de limpeza da ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela.

"A limpeza manual dessas gomas é extremamente difícil e consome dezenas de horas de nossa equipe mensalmente. Dos problemas de limpeza que poderiam ser evitados, os chicletes são o principal", afirma José Luiz Bastos, responsável pela área de Atendimento da ViaQuatro. Além do aspecto de sujeira que causa ao ambiente, a goma de mascar também pode danificar equipamentos a longo prazo e reduzir sua vida útil.

A ViaQuatro adquiriu, inclusive, uma máquina a vapor para remover chicletes, mas que só pode ser usada quando não há fluxo de usuários. Recentemente, toda a calçada do entorno da Estação Butantã foi limpa durante a madrugada. Três dias depois, no entanto, voltou ao mesmo estado. Na maior parte do tempo, a limpeza é feita de forma manual. Os agentes usam um produto que ajuda a amolecer o chiclete e o retiram com uma espátula.

Curiosidades

São necessários, em média, 40 minutos para remover resíduo de chiclete das escadas rolantes das estações. A Linha 4-Amarela possui 100 escadas rolantes nas suas sete estações.

Goma de mascar é considerada lixo orgânico, mas leva de 5 a 7 anos para se decompor na natureza, segundo o Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem).

SIGA-NOS NO Google News