Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lua Cheia dificulta o sono; site lista causas estranhas da insônia

Portal Terra - 26 de agosto de 2013 - 09:48

Você virou na cama a noite inteira e contou carneirinhos por horas, mas o sono não veio. No entanto, não tomou café depois das 18h e tampouco teve que ouvir música alta da casa do vizinho. Acredite, além de motivos populares que tiram o sono, alguns hábitos desconhecidos também são responsáveis por contribuir com a insônia. Confira a seguir a lista feita pelo site Huffington Post.

Dormir até tarde no fim de semana: quase todo mundo costuma ficar algumas horas a mais na cama nos sábados e domingos de manhã, mas especialistas dizem que dormir até tarde no fim de semana pode ser uma má ideia. Isso porque o hábito confunde o ritmo biológico e faz com que o corpo tenha a sensação de que está em fuso horário diferente. Dessa forma, fica mais difícil adormecer no domingo à noite.

Lua cheia: não, você não está se transformando em lobisomem, mas o ciclo lunar tem efeito sobre o sono. Pesquisadores descobriram que durante as noites de Lua Cheia, as pessoas têm um sono menos profundo e mais curto, além de levar cerca de cinco minutos a mais para adormecer.

Carne no jantar: quase todo mundo sabe que beber café antes de dormir pode prejudicar o sono, mas há outros alimentos que desempenham o mesmo papel, principalmente os gordurosos, picantes e ricos em proteína. Comer bife no jantar, por exemplo, dificulta a digestão. Como seu corpo não é feito para digerir durante o sono, o hábito pode mantê-lo acordado.

Temperatura: se você for um apaixonado por ar condicionado na hora de dormir, isso pode atrapalhar o seu sono. No entanto, se for daqueles que não dispensam uma pilha de cobertores, terá a mesma dificuldade. Isso porque a temperatura ideal para dormir deve variar entre 15 e 19°C. De acordo com o especialista Christopher Winter, dormir em um ambiente com menos de 12°C ou mais de 23°C contribui para a insônia.​

Falta de meias: mesmo se a temperatura estiver ideal, algumas pessoas não conseguem manter as extremidades do corpo quentes. Isso pode ser um problema na hora de dormir, já que a temperatura das mãos e dos pés está relacionada à velocidade em que você pega no sono, de acordo com um estudo realizado em 1999. Por isso, usar um par de meias pode acelerar o processo.

Silêncio: algumas pessoas não conseguem dormir se a casa não estiver em tranquilidade total, mas o silêncio pode ser um problema. Qualquer mínimo barulho se tornará mais evidente e perturbador, de acordo com Thomas Roth, diretor do Sleep Disorders and Research Center do Hospital Henry Ford Hospital.

Medo do escuro: você pode até ser orgulhoso demais para admitir, mas é possível que sua insônia esteja relacionada ao medo de escuro. Uma pesquisa apresentada na conferência Sleep de 2012 mostra que as pessoas se tornaram mais ansiosas e assustadas quando as luzes estão apagadas.

Exaustão: depois de um dia difícil, nada pode ser mais atraente que a própria cama. Mas como a exaustão causa irritabilidade, o cansaço vira inimigo nesta hora. “Há uma grande diferença entre estar cansado ou com sono”, justifica Roth. Isso acontece porque o corpo fica em estado de alerta durante a exaustão, mesmo que não tenha pique para reagir.

Dividir a cama: permitir que um animal de estimação deite na cama é pedir para ter problemas para adormecer, já que ele faz movimentos e emite alguns sons noturnos. Além do seu pet, o parceiro também pode influenciar no sono – ou falta de -, com ronco, chutes e outros ruídos. Um estudo da BBC mostra que casais apresentam 50% mais distúrbio do sono que solteiros.

SIGA-NOS NO Google News