Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/06/2005 10:00

Localizada cidade que foi destruída há 373 anos em MS

Dourados News

Depois de 350 anos de especulação, dúvida sobre a localização exata de Santiago de Xerez – a primeira cidade erguida no território de Mato Grosso do Sul por colonos espanhóis, na bacia hidrográfica dos rios Miranda e Aquidauana, sendo destruída em 1632 – acaba de ser elucidada pela ciência. Mais precisamente pelos resultados de datação radioativa realizada em nove amostras de telhas, coletadas por pesquisadores do campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Aquidauana em uma fazenda do município.

O material foi analisado pelo Laboratório de Vidros e Datação da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP) com base nos métodos de termoluminescência (TL) e luminescência opticamente estimulada (LOE), concluindo que os fragmentos de cerâmica possuem entre 350 e 400 anos de idade, tendo sido produzidos entre os anos de 1600 e 1640, portanto durante a mesma época em que existiu Santiago de Xerez até a sua destruição por bandeirantes luso-paulistas, conforme registros documentais e cartográficos da época.V

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)