Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/12/2005 13:05

Localização mais rápida de foco da Dengue é anunciada

Geysa Albuquerque / ABr

Um novo método, baseado no levantamento por amostra das casas onde existem o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, antecipa a localização da doença. A informação é do coordenador do Programa de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho.

"Esse é um levantamento mais preciso, porque ao invés de você fazer uma amostragem, por bairro, por exemplo, de uma cidade, você faz esse levantamento em aglomerados, de 9 a 12 mil imóveis. Esse levantamento dá informações preciosas ao município como: do grau de infestação do mosquito, dá pra saber qual tipo de criadouro onde o mosquito está proliferando e outros", comentou Giovanini.

O método, chamado de Liga (Levantamento de índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), permite detectar as áreas infestadas com o mosquito. Segundo o coordenador do Programa de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, este tipo de trabalho possibilita avaliar o nível de infestação do município em um curto espaço de tempo. "O mais importante é que essa informação dá condições ao gestor local de tomar iniciativa para reduzir índices de infestação, como as visitas dos agentes de saúde às casas e ações fora do setor de saúde", explicou.

As áreas onde é mais preocupante o controle da dengue são Rio de Janeiro e região metropolitana, Recife e região metropolitana e Belo Horizonte e região metropolitana. "Todos esses grandes aglomerados urbanos, que têm condições climáticas propícias são motivos de preocupação. O Rio e Recife, que além de serem grandes centros urbanos e terem condições climáticas favoráveis, são portas de entrada de turistas, o que pode propiciar, por exemplo, a introdução de um novo sorotipo da dengue, e aumentar o risco da ocorrência de transmissão da doença".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)