Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Livros didáticos já estão sendo distribuídos

Eber Benjamim Santos Arruda - 17 de outubro de 2007 - 15:38

Em uma grande operação logística, os Correios já começaram a distribuição de mais de 128 milhões de livros para 145 mil escolas públicas de ensino fundamental e médio em todo o Brasil. Esse volume equivale a aproximadamente 55% da produção de livros didáticos do País e este ano é recorde - em 2006 foram entregues 111,7 milhões de livros.

A entrega inclui 2.266 títulos diferentes que abrangem as disciplinas de História, Química, Língua Portuguesa, Matemática e Biologia para o ensino médio, a grade completa do ensino fundamental de 5ª a 8ª série (ou 6º ao 9º ano), livros para a 1ª série e livros para complementação (nas classes com alunos novos) e para reposição do material estragado ou extraviado. A distribuição é resultado de uma parceria entre os Correios e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que já dura 13 anos e contempla dois programas: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM).

Cerca de 35 milhões de alunos serão beneficiados com a distribuição dos livros, que dever durar cinco meses, envolvendo cinco mil caminhões que levam 15,5 milhões de encomendas (pesando 76,5 mil toneladas) para as 91 centralizadoras dos Correios espalhadas em todo o território nacional. Os livros precisam chegar às escolas antes do início do ano letivo de 2008.

A postagem das encomendas é feita pelas editoras contratadas pelo FNDE e a carga, encaminhada para as centralizadoras dos Correios que efetuam a entrega às escolas de área urbana. No caso das escolas de área rural, a entrega é feita na Secretaria de Educação ou prefeitura do município, que repassa o material às escolas.

Essa gigantesca operação já foi premiada pelo World Mail Awards, pela Associação Brasileira de Movimentação Logística (ABML) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), demonstrando a capacidade dos Correios em atuar como empresa operadora logística do maior programa de distribuição de livros didáticos do mundo

SIGA-NOS NO Google News