Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/06/2005 07:51

Livro sobre utilidades da mandioca será doado

Eber Benjamim Santos Arruda
divulgaçãodivulgação

O livro “Mani-Oca: Delícia Brasileira” será disponibilizado para as escolas e creches da rede municipal de ensino de Campo Grande. Dessa forma as merendeiras poderão utilizar as receitas no preparo da comida dos alunos, usando a mandioca de diferentes formas. A entrega de 50 exemplares do livro à prefeitura acontece amanhã às 8:30 horas, no gabinete do prefeito Nelson Trad Filho, com a presença da autora, Iracema Sampaio, e do diretor regional dos Correios, João Rocha. A doação é uma das contrapartidas solicitada pelos Correios, que patrocinou a obra, e visa estimular o uso da mandioca em projetos de combate à fome e reforço nutricional.

O livro foi lançado na última sexta, em Campo Grande, com a degustação de 30 diferentes tipos de alimentos tendo por base a mandioca. A publicação também trata das cozinhas caipira e brasileira de forma geral, bem como da produção de vinagre e sabão. Além disso, o livro dá dicas de economia doméstica e receitas de chefes internacionais. O projeto foi patrocinado pelos Correios.

O livro contém receitas de bebidas, biscoitos, pães doces e salgados, bolos, sobremesas, tapiocas, lanches, sopas, caldos, farofas, carnes, pirões, frangos, peixes e massas, entre opções.

No lançamento, Iracema destacou a importância do projeto que visa resgatar e divulgar toda a versatilidade da mandioca na cozinha. Ela aproveitou para defender o projeto de inclusão de 10% de fécula de mandioca no pão francês, do deputado Aldo Rebelo. Para a autora a mandioca é um alimento típico do Brasil que pode ser usado de diferentes formas. “A mandioca tem um valor econômico, cultural e nutricional. A folha, por exemplo, que em geral é jogada fora tem grande valor nutritivo. Estima-se que tenha 130% mais ferro que a carne e também vitamina A”. Isso tornaria viável o uso da mandioca em programas nutricionais, principalmente para famílias carentes. “Meu objetivo é incentivar o uso da mandioca, de diferentes formas”.

Com belo acabamento gráfico, com projeto do professor Márcio Licerre, e fotos de Rachid Waked, o livro poderá ser adquirido em bancas da capital. Além de Campo Grande, a obra será lançado em Salvador, Rio de Janeiro e outras cidades.

O projeto pretende divulgar a mandioca como um genuíno alimento nacional, estimulando sua utilização como produto turístico e substituto de gêneros importados como o trigo, a soja, a batata, entre outros. Além disso, a obra tem a intenção de apresentar a mandioca como um recurso no combate à fome, haja vista a contrapartida social que possibilita a adoção das sugestões e receitas do livro em entidades carentes.

Iracema é também é autora do livro “Cheiros e Sabores de Mato Grosso do Sul”.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)