Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Livro sobre MS é doado a 140 escolas estaduais

Agência Popular - 21 de fevereiro de 2005 - 14:57

A partir de hoje, milhares de alunos de 140 escolas estaduais do interior do Estado terão mais um instrumento de consulta para pesquisa e leitura. É o livro “Mato Grosso do Sul”, doado para as unidades escolares pelo escritor e jornalista Paulo Renato Coelho Neto. A obra é o trabalho mais abrangente realizado até o momento sobre o Estado.

Para a técnica da Secretaria de Estado de Educação (SED) Aparecida Vicente de Almeida Martins, “o livro terá grande utilidade para todos conhecerem melhor o Estado, principalmente, aqueles que estão na terceira e quarta séries, pois é nesses momentos que o tema Mato Grosso do Sul é estudado”. Em Campo Grande, a biblioteca e videoteca Guaicuru, no Centro Educacional Ezequiel Ferreira (Cepef), ligado à SED, também terá alguns exemplares para atender o público.

O autor colheu as informações do livro percorrendo, de carro ou de barco, mais de 12 mil quilômetros. Ele visitou 19 municípios de diferentes regiões, entre elas as do Aqüífero Guarani e do Pantanal.

O livro retrata, por meio das fotografias e textos, um pouco do turismo, cultura, geografia, meio ambiente, ecologia, história e perspectivas econômicas de Mato Grosso do Sul. Paulo Renato acredita que muitas das informações relatadas são desconhecidas para a maioria dos 2,1 milhões de habitantes do Estado.

“Mato Grosso do Sul é um Estado que tem 357.124 km2 de área. Fazemos divisa com cinco Estados brasileiros e dois países da América Latina. Graças a essas imensas proporções, a grande maioria da população ainda desconhece informações básicas de quem somos, onde estamos, em termos geográficos e ecológicos, o que representamos social e economicamente e como nos formamos historicamente”, analisa.

O livro tem 120 páginas, foi escrito em dois idiomas – português e inglês – e sua confecção durou 21 meses para ficar pronto. Está na segunda edição e o autor conseguiu publicá-lo com o patrocínio do Fundo de Investimento à Cultura (FIC), do Governo Popular.

Karla Tatiane - SED

SIGA-NOS NO Google News