Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/10/2008 11:00

Livro: jornalista brasileiro recebe prêmio na Alemanha

Morillo Carvalho /ABr

Brasília - O jornalista Murilo Antônio Carvalho recebeu, em Frankfurt, na Alemanha, prêmio no valor de 100 mil euros pelo livro O Rastro do Jaguar. Idealizado pelos portugueses Manuel Alegre, Nuno Júdice e José Carlos Seabra Pereira, o Prêmio Leya de Literatura tem o objetivo de valorizar os autores que contribuem para a difusão da língua portuguesa no mundo.

Jornalista desde os 18 anos – hoje tem 60 –, Carvalho foi repórter, nos anos 70, do jornal Movimento, que era rodado na clandestinidade durante a ditadura militar. Há 18 anos, ele dirige um programa de televisão que relata o cotidiano dos caminhoneiros do país. Foi circulando o Brasil por causa desse e de outros trabalhos que ele disse ter encontrado inspiração para O Rastro do Jaguar.

“Sou um repórter viajante desde o início da minha carreira. Um romance como esse, que, no fundo é, na verdade, uma grande viagem, teve, sim, influência dessa vida que eu levo. Dentro dele, posso sentir pedaços de outros livros que já escrevi, de reportagens sobre índios, sem-terra e gaúchos perdidos na fronteira. Há uma série de interligações que resultaram nesse livro”, conta o autor, cuja premiação foi anunciada na última quarta-feira (15).

O Rastro do Jaguar tem como pano de fundo a Guerra do Paraguai e, para ser concluído, foram necessárias visitas do autor a países europeus para fazer pesquisas, além de viagens à Argentina, ao Uruguai e ao Paraguai.

“Foi uma surpresa. Primeiro porque é um prêmio muito grande, internacional, ao qual concorreram mais de 400 escritores, com uma comissão julgadora muito sofisticada. Fiquei não só muito surpreso, mas muito grato. É legal ver um trabalho reconhecido e que demorou tanto tempo para ficar pronto, e a gente, aqui no Brasil, tem muita dificuldade para editar romances”, diz.

Mineiro de Carvalhópolis, Murilo Antônio Carvalho mora em Poços de Caldas (MG) e já publicou oito livros desde 1976. O Rastro do Jaguar foi o seu primeiro romance.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)