Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Livro esclarece curiosidades do corpo humano

Portal Terra - 04 de agosto de 2005 - 09:25

Você já se perguntou alguma vez por que os homens têm mamilo, os dentes batem quando você está com frio, ou, então, se é possível pegar doenças por sentar-se numa privada?
Depois de passar anos respondendo a perguntas incomuns em festas ou outros eventos sociais, o médico nova-iorquino Billy Goldberg resolveu tirar as dúvidas do público em seu livro Why Do Men Have Nipples? (Por Que os Homens têm Mamilos?), que chega às livrarias dos Estados Unidos hoje.

"É espantosa a frequência com que as pessoas me abordam para perguntar coisas," disse o médico e escritor de 39 anos. "Há perguntas feitas por amigos e parentes e também perguntas ultrajantes de pessoas bêbadas, como, por exemplo, quando a pessoa quer abaixar as calças para lhe mostrar uma irritação cutânea ou algo do gênero."

O livro (da Three Rivers Press), cujo subtítulo é "Centenas de Perguntas que Você Só Faria ao Médico Depois do Terceiro Martini", tem como co-autor o humorista Mark Leyner.

"As pessoas tendem a saber muito menos sobre seu próprio corpo do que sabem sobre seu carro ou seu laptop", disse Leyner, 49 anos. "Quando trabalhei numa farmácia em Washington, as pessoas não paravam de me perguntar coisas. Eu era apenas um balconista de 22 anos."

Mas por que, enfim, nossos dentes batem quando estamos com frio? Bater os dentes é uma das maneiras pelas quais o corpo procura gerar calor, explica o livro. Quando o corpo fica frio demais, uma área do cérebro chamada hipotálamo alerta o resto do corpo para que comece a se aquecer.

É o sinal para a pessoa começar a tremer de frio - um movimento muscular rápido que gera calor. O bater dos dentes é o tremer de frio localizado. Durante as pesquisas que fizeram para escrever o livro, Goldberg e Leyner descobriram casos de gonorréia, oxiúro e nematelmintos contraídos em assentos de privada. Mesmo assim, não é tão comum assim contrair doenças em banheiros.

Os autores descobriram que um ambiente comum de escritório pode ser mais nocivo à saúde do que assentos de privada. O microbiólogo Charles Gerba, da Universidade do Arizona, constatou que uma escrivaninha típica de escritório abriga 400 vezes mais bactérias causadoras de doenças do que um assento de privada comum.

Goldberg e Leyner se conheceram quando ambos trabalharam numa série sobre médicos para a TV ABC, "Wonderland," no qual Leyner era o roteirista e Goldberg prestava assessoria médica.

Perguntas que não querem calar
Algumas das perguntas incômodas respondidas no livro bem humorado incluem "o que causa o mau hálito matinal?" e "por que comer feijão provoca gases?"

Goldberg diz que o mau hálito matinal é fruto de bactérias anaeróbicas, da xerostomia (boca seca) ou de compostos sulfúricos voláteis (detritos produzidos por bactérias). Outros fatores que contribuem para o mau hálito são medicamentos, álcool, açúcar, cigarro, cafeína e o consumo de derivados do leite.

O feijão contém alto teor de açúcares que nosso organismo não consegue digerir, explica Goldberg. Quando esses açúcares chegam ao intestino, as bactérias entram em ação e produzem gases em quantidade.

E, se você algum dia for picado por uma cobra venenosa, chupar o local da picada para remover o veneno, como muitas vezes é mostrado no cinema e na televisão, não apenas não funciona, como pode causar uma infecção. Em lugar disso, a picada deve ser lavada com água e sabão e imobilizada. A região picada deve ser conservada mais baixa do que o coração, e a pessoa deve ser encaminhada imediatamente a um médico.

Para concluir, por que os homens têm mamilos?
Apenas as mulheres têm glândulas mamárias, mas homens e mulheres começam iguais na fase embrionária, explicam os autores. O embrião segue o modelo feminino até seis semanas de idade, quando o cromossomo sexual masculino entra em ação. Antes disso, porém, os embriões masculinos já desenvolveram mamilos.


SIGA-NOS NO Google News