Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/08/2005 09:25

Livro esclarece curiosidades do corpo humano

Portal Terra

Você já se perguntou alguma vez por que os homens têm mamilo, os dentes batem quando você está com frio, ou, então, se é possível pegar doenças por sentar-se numa privada?
Depois de passar anos respondendo a perguntas incomuns em festas ou outros eventos sociais, o médico nova-iorquino Billy Goldberg resolveu tirar as dúvidas do público em seu livro Why Do Men Have Nipples? (Por Que os Homens têm Mamilos?), que chega às livrarias dos Estados Unidos hoje.

"É espantosa a frequência com que as pessoas me abordam para perguntar coisas," disse o médico e escritor de 39 anos. "Há perguntas feitas por amigos e parentes e também perguntas ultrajantes de pessoas bêbadas, como, por exemplo, quando a pessoa quer abaixar as calças para lhe mostrar uma irritação cutânea ou algo do gênero."

O livro (da Three Rivers Press), cujo subtítulo é "Centenas de Perguntas que Você Só Faria ao Médico Depois do Terceiro Martini", tem como co-autor o humorista Mark Leyner.

"As pessoas tendem a saber muito menos sobre seu próprio corpo do que sabem sobre seu carro ou seu laptop", disse Leyner, 49 anos. "Quando trabalhei numa farmácia em Washington, as pessoas não paravam de me perguntar coisas. Eu era apenas um balconista de 22 anos."

Mas por que, enfim, nossos dentes batem quando estamos com frio? Bater os dentes é uma das maneiras pelas quais o corpo procura gerar calor, explica o livro. Quando o corpo fica frio demais, uma área do cérebro chamada hipotálamo alerta o resto do corpo para que comece a se aquecer.

É o sinal para a pessoa começar a tremer de frio - um movimento muscular rápido que gera calor. O bater dos dentes é o tremer de frio localizado. Durante as pesquisas que fizeram para escrever o livro, Goldberg e Leyner descobriram casos de gonorréia, oxiúro e nematelmintos contraídos em assentos de privada. Mesmo assim, não é tão comum assim contrair doenças em banheiros.

Os autores descobriram que um ambiente comum de escritório pode ser mais nocivo à saúde do que assentos de privada. O microbiólogo Charles Gerba, da Universidade do Arizona, constatou que uma escrivaninha típica de escritório abriga 400 vezes mais bactérias causadoras de doenças do que um assento de privada comum.

Goldberg e Leyner se conheceram quando ambos trabalharam numa série sobre médicos para a TV ABC, "Wonderland," no qual Leyner era o roteirista e Goldberg prestava assessoria médica.

Perguntas que não querem calar
Algumas das perguntas incômodas respondidas no livro bem humorado incluem "o que causa o mau hálito matinal?" e "por que comer feijão provoca gases?"

Goldberg diz que o mau hálito matinal é fruto de bactérias anaeróbicas, da xerostomia (boca seca) ou de compostos sulfúricos voláteis (detritos produzidos por bactérias). Outros fatores que contribuem para o mau hálito são medicamentos, álcool, açúcar, cigarro, cafeína e o consumo de derivados do leite.

O feijão contém alto teor de açúcares que nosso organismo não consegue digerir, explica Goldberg. Quando esses açúcares chegam ao intestino, as bactérias entram em ação e produzem gases em quantidade.

E, se você algum dia for picado por uma cobra venenosa, chupar o local da picada para remover o veneno, como muitas vezes é mostrado no cinema e na televisão, não apenas não funciona, como pode causar uma infecção. Em lugar disso, a picada deve ser lavada com água e sabão e imobilizada. A região picada deve ser conservada mais baixa do que o coração, e a pessoa deve ser encaminhada imediatamente a um médico.

Para concluir, por que os homens têm mamilos?
Apenas as mulheres têm glândulas mamárias, mas homens e mulheres começam iguais na fase embrionária, explicam os autores. O embrião segue o modelo feminino até seis semanas de idade, quando o cromossomo sexual masculino entra em ação. Antes disso, porém, os embriões masculinos já desenvolveram mamilos.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)