Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Livro ajuda pacientes a enfrentar a quimioterapia

Agência do Rádio - 24 de novembro de 2006 - 04:54

Falta de apetite e a intolerância ao sabor e ao cheiro dos alimentos são alguns dos problemas que acompanham o tratamento de pacientes com câncer. Segundo os especialistas, um terço das vítimas de tumores desenvolvem algum tipo de alteração de paladar, principalmente depois das sessões de quimioterapia. Para acabar com o problema, o laboratório Sanofi Aventis lançou o livro Comida que Cuida. Nele, é possível encontrar 69 receitas de saladas, sopas, massas, carnes, lanches e doces. Além disso, a publicação dá dicas para esse período em que os pacientes enfrentam efeitos colaterais como a perda do paladar, intestino preso, boca seca e náuseas. A nutricionista do Hospital do Câncer Tatiana Oliveira, que participou do projeto, explica a importância de uma boa alimentação nessa fase.

"Um paciente bem nutrido vai responder melhor ao tratamento oncológico. Então, é muito importante que esse paciente seja acompanhado por um profissional especializado quando ele não consegue driblar aqueles efeitos colaterais que ele tem. Então, é sempre importante procurar ajuda, um nutricionista ou conversando com o seu médico para ele poder ver a orientação."

A publicação vai ser distribuída em hospitais e também está disponível para no endereço eletrônico www.sanofi-aventis.com.br.

De Brasília, Eline Santos


SIGA-NOS NO Google News