Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/08/2007 19:05

Lista de espera de transplante pode ficar na internet

Agência Câmara

Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 437/07, da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), que institui mecanismos para transparência em relação à lista única de espera para transplantes. Isso se dará, segundo o texto, por meio da publicação na internet, pelo Poder Executivo, da lista nacional de receptores por data de inscrição, separando os pacientes inscritos para recepção dos já beneficiados.

A lista deverá ser atualizada em um prazo máximo de 24 horas da ocorrência do evento que originou sua alteração, inclusive quanto às razões da destinação do órgão doado para o paciente que o recebeu. A proposta altera a Lei de Transplantes (Lei 9434/97).

Ordem de precedência
Segundo a autora, a Lei de Transplantes não trata da ordem de precedência na lista nacional de receptores, exigindo apenas a inscrição prévia do receptor nessa lista. Ela lembra que a questão foi regulada pelo Decreto 2268/97, que autoriza a destinação dos tecidos, órgãos e partes removidas em estrita observância à ordem dos receptores inscritos, com compatibilidade para recebê-los, e estabelece as exceções a esse princípio.

Elcione observa que a falta de transparência do processo de administração dessa lista, em especial quanto à aplicação dos critérios de exceção, tem sido objeto de denúncia à imprensa e à Câmara, inclusive. "É urgente a necessidade de dar transparência a essa lista e aos procedimentos de sua alteração e atualização, para as pessoas que estão inscritas, seus parentes e as equipes de saúde envolvidas", argumenta.

Tramitação
O PL 387/06 tramita em conjunto com o PL 912/03, que estipula o grau de prioridade de emergência médica como norma para a lista única de espera para transplantes. As propostas serão analisadas em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)