Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Língua Portuguesa, Inculta e Bela, por Alcides Silva

Alcides Silva - 26 de maio de 2007 - 08:49

Dos dois milhões de vacinas comprados só alguns milhares de doses foram aplicados

As regras gramaticais nem sempre soam bem aos nossos ouvidos. Milhões, milhares são palavras masculinas e como tal exigem que seus determinantes (artigos, numerais, pronomes) sejam masculinos: ‘Dois milhões de mulheres preferem xampu; um milhão e meio, sabonete...’ Não há como dizer duas milhões de mulheres ou uma milhão e meio de mulheres. Assim também com referência ao numeral milhar: ‘Os milhares de estrelas que brilham no céu’ e não ‘as milhares de estrelas’
No linguajar diário, onde maior é a tolerância, ouvem-se frases como as da canção popular: ‘Etelvina, acertei na milhar; ganhei quinhentos contos, vou parar de trabalhar’ . Na linguagem escrita, padrão culto, embora pareça pedantismo, o correto é empregar os determinantes no masculino: ‘acertei no milhar’- ‘um milhão de doses de vacina’.
No exemplo que abre o comentário de hoje - tirado do noticiário sobre a última campanha de vacinação contra a gripe -, os termos ‘comprados’ e ‘aplicados’ embora se refiram a palavras que expressam conceitos femininos (vacinas e doses) estão no masculino porque completam núcleos de sujeito que são do gênero masculino: (‘Dos dois milhões de vacinas (que foram) comprados’ – ‘Alguns milhares de doses foram aplicados’).
‘Milhar’, ‘milhares’, ‘milhão’, ‘milhões’, ‘bilhão’, ‘bilhões’, etc. flexionam-se somente em número: um milhar, dois milhares, um milhão, dois milhões, um bilhão, dois bilhões etc.
Os numerais cardinais um, dois e as centenas a partir de duzentos variam em gênero: um, uma, dois, duas, duzentos, duzentas, trezentos, trezentas, etc. A unidade um e uma variam também em número: uns, umas.
Os outros cardinais (três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez e seguintes) são invariáveis: vinte homens, vinte mulheres, setenta mamões, setenta mangas, um milhão de lâmpadas, um milhão de bicos de luz.
Além de cardinais (números básicos), os numerais podem ser ordinais (indicam a ordem de sucessão numa série), multiplicativos (indicam o aumento proporcional da quantidade) e fracionários (exprimem a divisão proporcional da quantidade)

SIGA-NOS NO Google News