Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/05/2007 08:49

Língua Portuguesa, Inculta e Bela, por Alcides Silva

Alcides Silva

Dos dois milhões de vacinas comprados só alguns milhares de doses foram aplicados

As regras gramaticais nem sempre soam bem aos nossos ouvidos. Milhões, milhares são palavras masculinas e como tal exigem que seus determinantes (artigos, numerais, pronomes) sejam masculinos: ‘Dois milhões de mulheres preferem xampu; um milhão e meio, sabonete...’ Não há como dizer duas milhões de mulheres ou uma milhão e meio de mulheres. Assim também com referência ao numeral milhar: ‘Os milhares de estrelas que brilham no céu’ e não ‘as milhares de estrelas’
No linguajar diário, onde maior é a tolerância, ouvem-se frases como as da canção popular: ‘Etelvina, acertei na milhar; ganhei quinhentos contos, vou parar de trabalhar’ . Na linguagem escrita, padrão culto, embora pareça pedantismo, o correto é empregar os determinantes no masculino: ‘acertei no milhar’- ‘um milhão de doses de vacina’.
No exemplo que abre o comentário de hoje - tirado do noticiário sobre a última campanha de vacinação contra a gripe -, os termos ‘comprados’ e ‘aplicados’ embora se refiram a palavras que expressam conceitos femininos (vacinas e doses) estão no masculino porque completam núcleos de sujeito que são do gênero masculino: (‘Dos dois milhões de vacinas (que foram) comprados’ – ‘Alguns milhares de doses foram aplicados’).
‘Milhar’, ‘milhares’, ‘milhão’, ‘milhões’, ‘bilhão’, ‘bilhões’, etc. flexionam-se somente em número: um milhar, dois milhares, um milhão, dois milhões, um bilhão, dois bilhões etc.
Os numerais cardinais um, dois e as centenas a partir de duzentos variam em gênero: um, uma, dois, duas, duzentos, duzentas, trezentos, trezentas, etc. A unidade um e uma variam também em número: uns, umas.
Os outros cardinais (três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez e seguintes) são invariáveis: vinte homens, vinte mulheres, setenta mamões, setenta mangas, um milhão de lâmpadas, um milhão de bicos de luz.
Além de cardinais (números básicos), os numerais podem ser ordinais (indicam a ordem de sucessão numa série), multiplicativos (indicam o aumento proporcional da quantidade) e fracionários (exprimem a divisão proporcional da quantidade)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)