Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/08/2005 07:50

Língua portuguesa, inculta e bela, por Alcides Silva

Alcides Silva

Conta-gotas
Peão - Pião
A novela “América” está trazendo para o horário nobre da televisão o culto às festas de rodeios. A linguagem, os trajes, as “breteiras”, a música, tudo isso, típico da cultura barretense, está se tornando nacional. Rodeio é festa de peão; a peça do jogo de xadrez é o peão, mas o brinquedo do menino chama-se pião. Originário do latim medieval, pedone (pedo, onis), peão era aquele que tinha pés grandes (pezão), o infante; depois, o que andava a pé, o trabalhador braçal, aquele que lidava com o gado a pé; o amansador de cavalos. Para o “Dicionário Aurélio, século XXI”, o segundo sentido do termo peão amansador, trabalhador braçal, vem do espanhol peón. Etimologicamente o brinquedo pião é uma forma divergente de peão e, segundo Antenor Nascentes, tomou esse nome por comparação aos movimentos de um soldado de infantaria, que nas antigas formações das tropas, girava ao redor de si mesmo.
A baixo - Abaixo
A baixo, com o a separado, só se usa quando baixo for o contrário de alto: A baixo do custo de vida está o salário do trabalhador.
Abaixo – escrito em uma única palavra –, como advérbio, tem o significado de ‘em local menos elevado’, ‘embaixo’, ‘em posição inferior’ ou ‘subseqüente’: Os abaixo-assinados... A pedra rolou ladeira abaixo. Como interjeição, é uma exclamação de protesto: Abaixo o mensalão!
Onde - Aonde
Onde tem uma idéia de lugar estático: A casa onde moro. O que pode ser posto em movimento é aonde: Aonde vais? Na dúvida, tente substituir o “aonde” por “para onde”: Com a desvalorização diária do dólar na época da safra, não sabemos aonde irá a agricultura brasileira.
Todo – Todo o - Tudo
Todo é pronome indefinido, isto é, determina o substantivo de modo vago, impreciso e seu significado varia conforme esteja colocado na frase.
Sem artigo, tem a significação de um, cada, qualquer: Trabalho todo dia (= qualquer dia, cada dia).
Com o artigo, significa inteiro ou determinado: Toda a casa precisa ser reformada (= a casa inteira) – Toda casa um dia precisa ser reformada (= qualquer casa).
Se alguém chega num recinto e beija todas as pessoas (as = artigo) que ali se encontram, pratica um ato de civilidade, simpático, de afeição. Ao contrário, se beijar toda pessoa (sem o artigo) poderá ser preso por libidinagem ou atentado violento ao pudor.
Tudo é a forma neutra de todo e funciona como pronome substantivo ou pronome adjetivo: Comeu de tudo (pronome substantivo) – Tudo aquilo era verdade (pronome adjetivo).
Quando seguido de que, reclama o artigo definido o e exerce a função de pronome demonstrativo: Tudo o que foi falado era verdade.
Na Constituição Federal, exprimindo princípio fundamental do Estado Democrático de Direito, ficou declarado que “Todo o poder emana do povo”, significando que o poder, em sua plenitude, na totalidade das partes, nasce do povo.
Não há poder sem povo, até porque sem este não haveria Nação. O homem não é só sujeito, mas também objeto do poder. Da pessoa humana nasce e para ela é dirigido. Assim poder-se-ia dizer, sem medo de errar, que Todo poder nasce do povo, porque qualquer parte ou qualquer poder tem sua origem primeira no homem.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)