Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Língua portuguesa, inculta e bela, por Alcides Silva

Alcides Silva - 19 de agosto de 2005 - 07:50

Conta-gotas
Peão - Pião
A novela “América” está trazendo para o horário nobre da televisão o culto às festas de rodeios. A linguagem, os trajes, as “breteiras”, a música, tudo isso, típico da cultura barretense, está se tornando nacional. Rodeio é festa de peão; a peça do jogo de xadrez é o peão, mas o brinquedo do menino chama-se pião. Originário do latim medieval, pedone (pedo, onis), peão era aquele que tinha pés grandes (pezão), o infante; depois, o que andava a pé, o trabalhador braçal, aquele que lidava com o gado a pé; o amansador de cavalos. Para o “Dicionário Aurélio, século XXI”, o segundo sentido do termo peão amansador, trabalhador braçal, vem do espanhol peón. Etimologicamente o brinquedo pião é uma forma divergente de peão e, segundo Antenor Nascentes, tomou esse nome por comparação aos movimentos de um soldado de infantaria, que nas antigas formações das tropas, girava ao redor de si mesmo.
A baixo - Abaixo
A baixo, com o a separado, só se usa quando baixo for o contrário de alto: A baixo do custo de vida está o salário do trabalhador.
Abaixo – escrito em uma única palavra –, como advérbio, tem o significado de ‘em local menos elevado’, ‘embaixo’, ‘em posição inferior’ ou ‘subseqüente’: Os abaixo-assinados... A pedra rolou ladeira abaixo. Como interjeição, é uma exclamação de protesto: Abaixo o mensalão!
Onde - Aonde
Onde tem uma idéia de lugar estático: A casa onde moro. O que pode ser posto em movimento é aonde: Aonde vais? Na dúvida, tente substituir o “aonde” por “para onde”: Com a desvalorização diária do dólar na época da safra, não sabemos aonde irá a agricultura brasileira.
Todo – Todo o - Tudo
Todo é pronome indefinido, isto é, determina o substantivo de modo vago, impreciso e seu significado varia conforme esteja colocado na frase.
Sem artigo, tem a significação de um, cada, qualquer: Trabalho todo dia (= qualquer dia, cada dia).
Com o artigo, significa inteiro ou determinado: Toda a casa precisa ser reformada (= a casa inteira) – Toda casa um dia precisa ser reformada (= qualquer casa).
Se alguém chega num recinto e beija todas as pessoas (as = artigo) que ali se encontram, pratica um ato de civilidade, simpático, de afeição. Ao contrário, se beijar toda pessoa (sem o artigo) poderá ser preso por libidinagem ou atentado violento ao pudor.
Tudo é a forma neutra de todo e funciona como pronome substantivo ou pronome adjetivo: Comeu de tudo (pronome substantivo) – Tudo aquilo era verdade (pronome adjetivo).
Quando seguido de que, reclama o artigo definido o e exerce a função de pronome demonstrativo: Tudo o que foi falado era verdade.
Na Constituição Federal, exprimindo princípio fundamental do Estado Democrático de Direito, ficou declarado que “Todo o poder emana do povo”, significando que o poder, em sua plenitude, na totalidade das partes, nasce do povo.
Não há poder sem povo, até porque sem este não haveria Nação. O homem não é só sujeito, mas também objeto do poder. Da pessoa humana nasce e para ela é dirigido. Assim poder-se-ia dizer, sem medo de errar, que Todo poder nasce do povo, porque qualquer parte ou qualquer poder tem sua origem primeira no homem.

SIGA-NOS NO Google News