Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/12/2006 08:17

Língua Portuguesa, Inculta e Bela - Por Alcides Silva

Quadringentésima

Desde o natal de 1998 venho produzindo semanalmente artiguetes sobre Língua Portuguesa sem objetivo outro que não o de relatar o que penso a respeito de fatos da língua. A série iniciou-se, quando falei da consulta que o jornalista Chico Melfi, grande figura, me fizera a respeito da forma verbal que indicava a descarga elétrica que precede ao trovão. Naquele momento, lá fora chovia intensamente e os céus eram riscados por coriscos que nos metiam medo. Aí Melfi, que estava iniciando as atividades de seu provedor ‘Melfinet’, de grande valia para a região, me fez a pergunta: “está relampejando ou relampeando”? Daí nasceu esta coluna que jamais pretendeu ensinar o vernáculo, vez que desprovida de ordem lógica, procura refletir sobre dúvidas que surgem ou podem surgir em todos nós, operadores da linguagem.
Publicadas pelos jornais da região (‘O Jornal de Santa Fé do Sul’, ‘Jornal de Jales’, ‘Folha de Fernandópolis’, ‘O Cidadão’, ‘A Cidade de Votuporanga’, o ‘Correio de Chapadão’ e ‘Jornal Novo Tempo’), nas páginas eletrônicas do ‘Cassilândia.news’ e do ‘Jovensulnews’) e vertidas para o italiano (‘Ponto.altervista.org’) , chego, com este artigo, à quadringentésima coluna, isto é, a última de uma série de quatrocentos.
Esse termo que quantifica esta coluna, apesar do nome complicado e desusado, é um numeral ordinal. O numeral é uma classe especial de palavras que usamos para indicar uma quantidade exata de pessoas ou coisas, ou para especificar o lugar que elas ocupam numa série ou seqüência.
Chama-se numeral a palavra que acrescenta ao substantivo uma idéia de ¬¬quantidade (um, dois, três, mil) ou de ordem (primeiro, segundo, terceiro, milésimo). O que indica quantidade é denominado de numeral cardinal; o que designa uma ordem ou série é o numeral ordinal. Além desses, há duas outras espécies de numerais: os multiplicativos, que indicam o número de vezes em que o objeto é considerado (duplo, dúplice, binário; triplo, tríplice, ternário; quádruplo, quartenário; quíntuplo; sêxtuplo; sétuplo; óctuplo; nônuplo; décuplo, undécuplo, duodécuplo, cêntuplo) e os fracionários, que indicam partes ou divisões da unidade (meio, terço, quarto, quinto, sexto, décimo, onze avos, doze avos, noventa avos, centésimo).
Os numerais ordinais, como é o 400º, seguem literalmente a etimologia latina. O de 100 é o centésimo (centesimu). O de 200 é o duocentésimo (ducentesimu). O de 300 é o tricentésimo. O de 500 é o qüingentésimo. O de 600 é o sexcentésimo. O de 700 é o septingentésimo. O de 800 é o octingentésimo. E, dando por fim a série que nos interessa por ora, o nongentésimo que é o ordinal de 900.
Uma observação a propósito do termo “um”: além de numeral cardinal, o termo pode ser artigo indefinido ou adjetivo qualificativo. “Um”, quando cardinal, tem o plural em ‘dois’ ou mais e pode ser distinguido com o acréscimo de só, único: Um (só) livro ele leu em sua vida. Quando artigo indefinido, o termo um pode ser substituído por certo, determinado: Li um (determinado, certo) livro maravilhoso. E quando qualificativo, significa igual, mesmo, indivisível, uno: Deus é um.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)