Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Língua Portuguesa, Inculta e Bela

Alcides Silva - 30 de junho de 2005 - 14:45

Língua Portuguesa, Inculta e Bela
Alcides Silva
A nível de...
Antes do início dos depoimentos na CPMI dos Correios, terça-feira (28), a senadora Heloísa Helena (PSol-AL) e o deputado Maurício Rands (PT-PE) quase chegaram às vias de fato no Congresso Nacional. Boa de briga, a alagoana foi de dedo em riste sobre o pernambucano e só não o agrediu porque foi contida por parlamentares presentes. Vai daí, dezenas de repórteres, microfone em punho, passaram a entrevistar os contendores. Um deles perguntou ao deputado Mauricio se aqueles episódios, todos ligados à corrupção, “não viriam atingir o PT a nível de governo”?
De uns tempos para cá, surgiu essa condenável locução a nível de, que está sendo usada praticamente em tudo: A nível de homem ele prefere camisas estampadas (= como homem) - O orçamento da obra está a nível de 30 mil reais – (= em torno de) – Decisão a nível de governo aumentou o preços dos combustíveis (= decisão governamental) – Lula tem hoje, a nível de Brasil, um forte índice de rejeição (= em termos de Brasil, no plano nacional). Parece modismo lingüístico e, como toda moda, nem sempre conforme a língua padrão.
Nunca use a expressão ‘a nível de’ porque a palavra ‘nível’ é masculina e rejeita a regência da preposição ‘a’ desacompanhada de artigo. Assim, jamais escreva ou fale que determinado local está a tantos metros ‘a nível do mar’, mas, sim, ‘ao nível do mar’, porque, repetindo, ‘nível’ sendo substantivo masculino exige a presença de artigo masculino: ‘Este lugar está mil metros ao nível do mar’.
A preposição ‘a’ é um conectivo vocabular, faz a ligação (conexão) de duas palavras, subordinando uma à outra. Ela indica estada num lugar ou movimento para um lugar:
Vou a São Paulo Amar a Deus
1 2 1 2
(1 = termo subordinante ou antecedente; 2 = termo subordinado ou conseqüente)
O sentido do primeiro termo (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (conseqüente). O termo antecedente pode ser um substantivo, um adjetivo, um verbo, um advérbio ou algumas das interjeições, o termo conseqüente será sempre e obrigatoriamente um conceito substantivo (expresso por um substantivo, pronome, infinitivo, oração substantiva ou palavra substantivada).
No exemplo ‘ao nível do mar’ a preposição a está mostrando uma situação (a que se encontra aquele lugar com relação ao mar).
Na expressão ‘a nível de governo’ não existe o termo subordinante com o sentido de estada ou movimento.
Nível é uma palavra com diversos significados: 1º- nomeia um instrumento destinado a determinar a horizontalidade de um plano ou a diferença de altura de dois pontos (nível de bolha): O pedreiro comprou novo nível; 2º- significa a superfície paralela ao plano do horizonte e também a elevação relativa de uma linha ou de um plano horizontal: O nível da água do Lago sobe em março; 3º- em sentindo figurado, nível é a altura relativa de valores: nível sócio-econômico – nível de escolaridade, ou, então, situação, estado ou plano: Os preços estão em níveis altíssimos – Reunião no nível de diretoria, ou, finalmente, padrão, qualidade, gabarito: Bairro residencial de alto nível – O filme é de bom nível artístico.
O substantivo nível, do latim libellu, diminutivo de libra (=balança, em português), através do francês livel, nivel [oxítono], é significante de idéias que expressem noções comparativas ou semelháveis de igualdade, horizontalidade, de paridade, de regra, de norma ou de altura. Por isso que originário do romano libra, a balança.

SIGA-NOS NO Google News