Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Língua Portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva - 21 de julho de 2005 - 15:31

“Encarar de frente”
Em um anúncio de um curso preparatório para os exames vestibulares para o ingresso na faculdade, estava escrito: “Encare o Vestibular de frente. Prepare-se no.....” (nome do referido curso). O difícil seria o pobre do aluno “encarar de costas”, “encarar de trás” ou “encarar de lado”. “Cara” é a parte da frente da cabeça, tanto dos homens como dos demais animais. “Encarar” é olhar de frente, jamais de soslaio. “Encarar de frente” é uma redundância, há palavra supérflua, desnecessária.
“Pé de bananeira”
No Sul houve uma geada forte na semana. Os termômetros, em algumas baixadas, chegaram a registrar 1,5 grau negativos. Ouvi e li que diversos bananais foram atingidos pelos efeitos das baixas temperaturas e que “muitos pés de bananeira foram destruídos”. “Pé de laranjeira”, “pé de goiabeira”, “pé de mangueira” não existem. Existem bananeiras, goiabeiras, mangueiras, laranjeiras, ou pé de banana, pé de manga, pé de laranja, pé de goiaba... Uma coisa é a fruta, outra, a árvore que a produz. Como não se fala “pé de laranjeira lima”, mas “pé de laranja lima”, também não se diz “pé de bananeira maçã”, mas “pé de banana maçã”. Não é a bananeira que é “maçã”, mas o fruto.
“Pé” é o exemplar individual da cada planta: pé de alface, pé de limão, pé de jaca, pé de jabuticaba...
Na linguagem popular, fora dos padrões normais da língua, é comum falar-se “pé de árvore”, “pé de pau”.
“O dia amanhece às 6 horas”
Nem a tarde e nem a noite amanhecem. Você diria “O dia anoitece às 19 horas”?. Claro que não. Diga, pois, simplesmente: Amanhece às 6 horas - Anoitece às 19 horas,
“Útero materno”
Útero é o aparelho reprodutor feminino onde são gerados os fetos dos animais mamíferos, dentre eles o homem e a mulher. Como é impossível existir o ‘útero paterno’, em que pesem os anseios de uma comunidade cada vez mais ‘desenrustida’, não há, quanto à progênie, como adjetivar dito órgão.
“Temos um dos melhores futebol do mundo”
A recente conquista da Copa dos Campeões trouxe-nos de volta também o ufanismo futebolístico. Se efetivamente o tivermos, um dos melhores exige complemento no plural: futebóis.O plural das palavras terminadas em ol é óis: álcoois, anzóis, arrebóis, atóis, caracóis, crisóis (= cadinhos), faróis, fenóis (= compostos aromáticos), lençóis, mongóis, róis, sóis etc.
Os substantivos terminados em al, el e ul fazem o plural com a substituição do l final por is: animais, papéis, móveis, fuzis.
“Não me importo que ela fume...”
O sujeito desse período é que ela fume (sujeito oracional) e não eu. Se assim é, a oração correta é com o verbo na terceira pessoa: Não me importa que ela fume Não me importou que as distâncias fossem grandes (e não “não me importei”). Não me importará que ela chegue agora. Nesse sentido, o verbo “importar” tem o significado de interesse.
“Sentidos pêsames”
Pêsame, explica o “Aurélio”, deriva do verbo pesar (3ª pessoa do singular do presente do indicativo, na acepção de “causar mágoas”, o que, em última análise, significa “sentir, e, conseqüentemente, “sentidos”. Por isso, desnecessário os “sentidos” antecedendo os pêsames . É uma redundância.

SIGA-NOS NO Google News