Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva - 07 de novembro de 2013 - 11:43

Língua portuguesa, inculta e bela!

Palavras homônimas


Há palavras se parecem entre si. Umas têm igualdade de pronúncia; outras, de grafia. Mas cada uma delas conserva sua significação própria. Essa proximidade ou identidade de sons ou de letras volta e meia nos leva ao erro. Certa feita, um promotor que oficiava no foro de Santa Fé, denunciou um rapaz que mantivera conjunção carnal com uma mulher “nos fundilhos da Rodoviária”. Fundilhos, como se sabe, é a parte da calça ou da cueca que corresponde ao assento... Esse mesmo promotor, de outra vez, pediu a condenação de um contraventor “como ato de pusilânime justiça”. Pusilânime é fraco de ânimo, covarde, medroso, sem firmeza. Vem do latim pusillus + anime = alma pequena. E não de ‘pulso forte’, como julgava o promotor.
Costurar, unir com pontos de agulha é coser; cozer é cozinhar, preparar alimentos com a ação do fogo. Cozer o galo é prolongar uma conversa, retardar o atendimento, levar na conversa, enganar.
Há pouco tempo, discutia-se no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a vantajosa dimensão peniana de Garrincha, famoso jogador de futebol do passado, revelada em um livro e que suas filhas consideraram danosa à moral da família. Isso é comprimento, isto é, tamanho, extensão. Cumprimento é o ato de cumprir e também é a saudação ou um gesto de cortesia.
Decente é uma pessoa ou coisa decorosa, honesta, digna, respeitável (moça decente – salário decente, etc.); mas descente é a qualidade do que desce, mas também pode ser uma descida, um refluxo, ou uma vazante. Discente é o aluno, aquele que aprende; docente é o professor.
Estático é uma coisa firme, parada, imóvel. Um poste de luz é estático; já seu parônimo extático significa uma pessoa posta em êxtase, absorta, enlevada, um pai de santo ‘tomado’, um babalorixá, por exemplo. Extática é o feminino de extático e estática, que não é o feminino de estático, é o nome que se dá ao ruído produzido em rádios e televisores por ondas elétricas da atmosfera.
O que aconteceu na véspera é hesterno; esterno é o osso dianteiro do peito; externo é o que está por fora ou vem de fora.
Incerto é o que ou quem não está certo, é indeterminado, impreciso ou duvidoso; inserto é o introduzido, o publicado. Na gíria, incerta é uma visita não programada, uma batida policial.
Invicto é o não vencido, o invencível, o indomável; invito é o involuntário, o que age contra a própria vontade, coagido, forçado.
‘Tô liso!’ – ‘Fulano é liso’ são expressões que se costuma ouvir para significar “sem dinheiro” ou esperteza. Mas isso na gíria. Na língua padrão, liso é algo de superfície plana, sem asperezas; suave, macio; lizo, do verbo “lizar” (remexer ou revolver o tecido que está em banho para tomar cor ou perder a sujeira).
Meada, uma porção de muitos fios; no sentido figurado é intriga, enredo: miada, a voz do gato. Na gíria, ‘miada’ é o lamento. “Ela deu uma miada, chateada com a vida” (exemplo colhido na sétima edição (2005) do “Dicionário de Gíria”, de J. B. Serra e Gurgel).
Recreação é recreio: recriação é o ato de recriar. “Fazer alguma coisa por sua alta recreação é fazê-la por sua conta e risco, por deliberação própria, iniciativa sua” (Cid Franco, “Dicionário de Expressões Populares Brasileiras”, 3º vol., verbete ‘recreação’).

SIGA-NOS NO Google News