Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/06/2013 13:36

Língua Portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva

“Útero materno”

Útero é o aparelho reprodutor feminino onde são gerados os fetos dos animais mamíferos, dentre eles o homem e a mulher. Como é impossível existir o ‘útero paterno’, em que pese a hoje possibilidade jurídica de ‘casamento’ de dois indivíduos masculinos, não há, quanto à progênie, como adjetivar dito órgão. A propósito, o homem que se casa com outro homem não se transforma em cavalo marinho. Os ovos desse peixe, postos pela fêmea, são fertilizados pelo macho que os guarda em uma bolsa na base de sua cauda, como se fosse uma barriga. Dois meses mais tarde, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções para expelir os cerca de 400 filhotes por vez.

“Pé de bananeira”
No Sul houve uma geada forte na semana. Os termômetros, em algumas baixadas, chegaram a registrar 1,5 grau negativos. Ouvi e li que diversos bananais foram atingidos pelos efeitos das baixas temperaturas e que “muitos pés de bananeira foram destruídos”. “Pé de laranjeira”, “pé de goiabeira”, “pé de mangueira” não existem. Existem bananeiras, goiabeiras, mangueiras, laranjeiras, ou pé de banana, pé de manga, pé de laranja, pé de goiaba... Uma coisa é a fruta, outra, a árvore que a produz. Como não se fala “pé de laranjeira lima”, mas “pé de laranja lima”, também não se diz “pé de bananeira maçã”, mas “pé de banana maçã”. Não é a bananeira que é “maçã”, mas o fruto.
“Pé” é o exemplar individual da cada planta: pé de alface, pé de limão, pé de jaca, pé de jabuticaba...
Na linguagem popular, fora dos padrões normais da língua, é comum falar-se “pé de árvore”, “pé de pau”.

“O dia amanhece às 6 horas”
Nem a tarde e nem a noite amanhecem. Você diria “O dia anoitece às 19 horas”?. Claro que não. Diga, pois, simplesmente: Amanhece às 6 horas - Anoitece às 19 horas,

“Temos um dos melhores futebol do mundo”
A realização da Copa das Confederações, em que pesem os protestos pelo altíssimo custo dos estádios que tiveram de ser construpidos, trouxe-nos de volta também o ufanismo futebolístico. Se efetivamente o tivermos, um dos melhores exige complemento no plural: futebóis. O plural das palavras terminadas em ol é óis: álcoois, anzóis, arrebóis, atóis, caracóis, crisóis (= cadinhos), faróis, fenóis (= compostos aromáticos), lençóis, mongóis, róis, sóis etc.
Os substantivos terminados em al, el e ul fazem o plural com a substituição do l final por is: animais, papéis, móveis, fuzis.

“Não me importo que ela fume...”
O sujeito desse período é que ela fume (sujeito oracional) e não eu. Se assim é, a oração correta é com o verbo na terceira pessoa: Não me importa que ela fume Não me importou que as distâncias fossem grandes (e não “não me importei”). Não me importará que ela chegue agora. Nesse sentido, o verbo “importar” tem o significado de interesse.

“Sentidos pêsames”
Pêsame, explica o “Aurélio”, deriva do verbo pesar (3ª pessoa do singular do presente do indicativo, na acepção de “causar mágoas”, o que, em última análise, significa “sentir, e, conseqüentemente, “sentidos”. Houaiss define-o como “manifestação de pesar por infelicidade ou mal de outrem; condolências, sentimentos”. Ora, se já expressa ‘sentimentos’, desnecessário os “sentidos” antecedendo os pêsames . É uma redundância.

“Encarar de frente”
Em um anúncio de um curso preparatório para os exames vestibulares para o ingresso no ensino superior estava escrito: “Encare o Vestibular de frente. Prepare-se no.....” (nome do referido curso). O difícil seria o pobre do aluno “encarar de costas”, “encarar de trás” ou “encarar de lado”. “Cara” é a parte da frente da cabeça, tanto dos homens como dos demais animais. “Encarar” é olhar de frente, de cara, jamais de soslaio. “Encarar de frente” é uma redundância, há palavra supérflua, desnecessária.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)