Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/12/2013 19:04

Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva
Língua portuguesa, inculta e bela!

Férias

Na antiga civilização romana havia um dia de repouso em honra aos deuses-lares. Os povos antigos cultuavam seus mortos, divinizando-os. Como aquele dia era de oferendas aos antepassados e elas eram levadas ao altar doméstico em uma padiola (em latim feretrum), esse dia de repouso passou a ser chamado de feriae ou feriatus (= o que está em descanso). De dia de descanso, o feriatus evoluiu para dia de festas, quando a população comemorava, inicialmente, as vitórias bélicas e depois, qualquer conquista ou acontecimento importante.
Nesses dias de festas, povo na rua, era comum os mercadores irem à praça pública vender suas mercadorias. E a féria, de significação religiosa, virou feira, de conotação comercial.
Ao depois, no século III da era cristã, o imperador Constantino, com a reforma do calendário, acrescentou o nome feria (pronúncia com o e aberto); Prima feria, secunda feria, tertia feria, quarta feria, quinta feria, sexta feria e septima feria. No século seguinte, o prima feria foi substituído por Dominicus dies (dia do Senhor) e o septima feria, por Sabbatu. E depois, o ‘feria’ do secunda à sexta passou a ser feira.
Entrar de férias ou entrar em férias?
Tanto faz. Ambas as formas são corretas. Não se preocupe com a preposição. Todavia, jamais use a palavra “féria” para significar “dias e descanso, dias de repouso”, nem que as férias se resumam a um único dia. Féria, no singular, significa dia da semana, soma dos salários de uma semana, o que diariamente se apura na venda de um dia, jamais, porém, descanso.
Os funcionários confraternizam-se.
Não. Os funcionários, os que trabalham numa mesma empresa ou repartição pública, costumam realizar festas de confraternização nos finais de ano, ou antes do início das férias coletivas, mas não “confraternizam-se” (ou “se confraternizam”), porque a idéia de reciprocidade, de permuta, de companhia, de correlação já está contida no prefixo con. Essa palavra (con + fraternizar) significa unir como irmãos, conviver ou tratar fraternalmente.
Feliz ano novo!
E já que estamos falando em férias e descanso, coincidentes com o final do ano, a expressão tão comum na época “Feliz Ano Novo”, analisada à luz da gramática, contém um pequenino erro. A ordem dos termos na oração é importante, pois em “Feliz ano novo!” não se sabe em até que parte do ano valem tais votos de felicidades, porque a partir de julho o ano vai ficando velho... O correto seria alterar-se a ordem da colocação das palavras na frase e dizer-se: Feliz novo ano! Dessa maneira, os votos valeriam para o ano inteiro.
Diante disso, querido leitor, Feliz Natal e próspero Novo Ano!

PS. Esta coluna não será publicada nas duas próximas semanas. Este escrevinhador entrará em vacaciones (férias, como dizem os espanhóis).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)