Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/10/2013 16:00

Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva
Língua portuguesa, inculta e bela!

Frases ouvidas no dia-a-dia:


a – “A cerveja desce redondo”.
Para muita gente a propaganda que se ouve e se vê diariamente está errada, porque sendo cerveja palavra feminina, o correto seria redonda. Errado está quem assim pensa.
Não é cerveja que é redonda, mas o modo como ela desce. Trata-se, pois, de uma forma adverbial. E os advérbios, denotando uma circunstância de lugar, de tempo, de modo, de intensidade, de negação, de dúvida e de afirmação, segundo a “Nomenclatura Gramatical Brasileira”, são palavras invariáveis, permanecem em forma neutra, geralmente correspondente à do masculino: “A moça dança rápido”. “Rápido” e não “rápida” é o modo como a moça dança. “A mulher falava alto” e não falava alta. Rápido e alto são advérbios e por isso não concordam com os termos que lhes antecederam (moça, mulher).
Assim, “a cerveja desce redondo”, principalmente quando a vontade é bastante e o calor ajuda.


b- “Tomei uma guaraná gelada”
O correto é “Tomei um guaraná gelado” pois guaraná (do tupi uaraná) é substantivo masculino. O hábito de usar essa palavra no gênero feminino nasceu possivelmente do fato de a maioria dos refrigerantes consumidos no Brasil ter nomes femininos: Pepsi, Sprite, Fanta, Cocacola ,Cotubaína, Suquita, etc.


c – “Ele é de menor e eu sou de maior”.
Ninguém é de maior ou de menor. Pode ser menor de idade ou maior de idade, menor ou maior, mas não de menor ou de maior. No caso, menor, maior são predicados nominais e o verbo empregado é de ligação (funciona apenas como um elo entre o sujeito e seu predicativo) e não admite preposição. “Ele é alto (de altura acima da média).


d – “Antônio namora com Maria”.
Namorar é cortejar, galantear, sentir interesse por, apaixonar, cativar, atrair. É verbo transitivo direito e não admite preposição. Não se necessita de nada para o namoro, a não ser o objeto amado, no caso do Antônio, a Maria. Quem namora o faz diretamente e sequer gosta de “vela”, isto é, de alguém “segurando a vela”. A ação expressada pelo verbo namorar transita, isto é, passa, diretamente para o complemento (objeto direito). O certo então é “Antônio namora Maria”.


e – “Desculpem a nossa falha”.
Quem desculpa, desculpa alguém de alguma coisa e quem pede, solicita-a a alguém. “Desculpar”, no sentido de relevar ou absolver, é verbo transitivo direto e indireto. A ação transita, passa, caminha para outros elementos da oração direta e indiretamente e, por isso, o verbo requer simultaneamente objeto direto e objeto indireto para completar-lhe o sentido. Assim, o correto é “Desculpem-nos da nossa falha”. “Desculpem-me de minha ignorância”.
Já “desculpar”, com a significação de conceder perdão ou justificar, é verbo transitivo direito: “Não desculpo os maus políticos”. “Não desculpo os locutores da televisão”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)