Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/11/2013 07:44

Língua portuguesa, inculta e bela!

Alcides Silva
Língua portuguesa, inculta e bela!

Há palavras se parecem entre si. Umas têm igualdade de pronúncia; outras, de grafia. Mas cada uma delas conserva sua significação própria. Essa proximidade ou identidade de sons ou de letras volta e meia nos leva ao erro. Certa feita, um promotor que oficiava no foro de Santa Fé, denunciou um rapaz que mantivera conjunção carnal com uma mulher “nos fundilhos da Rodoviária”. Fundilhos, como se sabe, é a parte da calça ou da cueca que corresponde ao assento... Esse mesmo promotor, de outra vez, pediu a condenação de um contraventor “como ato de pusilânime justiça”. Pusilânime é fraco de ânimo, covarde, medroso, sem firmeza. Vem do latim pusillus + anime = alma pequena. E não de ‘pulso forte’, como julgava o promotor.
Costurar, unir com pontos de agulha é coser; cozer é cozinhar, preparar alimentos com a ação do fogo. Cozer o galo é prolongar uma conversa, retardar o atendimento, levar na conversa, enganar.
Há pouco tempo, discutia-se no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a vantajosa dimensão peniana de Garrincha, famoso jogador de futebol do passado, revelada em um livro e que suas filhas consideraram danosa à moral da família. Isso é comprimento, isto é, tamanho, extensão. Cumprimento é o ato de cumprir e também é a saudação ou um gesto de cortesia.
Decente é uma pessoa ou coisa decorosa, honesta, digna, respeitável (moça decente – salário decente, etc.); mas descente é a qualidade do que desce, mas também pode ser uma descida, um refluxo, ou uma vazante. Discente é o aluno, aquele que aprende; docente é o professor.
Estático é uma coisa firme, parada, imóvel. Um poste de luz é estático; já seu parônimo extático significa uma pessoa posta em êxtase, absorta, enlevada, um pai de santo ‘tomado’, um babalorixá, por exemplo. Extática é o feminino de extático e estática, que não é o feminino de estático, é o nome que se dá ao ruído produzido em rádios e televisores por ondas elétricas da atmosfera.
O que aconteceu na véspera é hesterno; esterno é o osso dianteiro do peito; externo é o que está por fora ou vem de fora.
Incerto é o que ou quem não está certo, é indeterminado, impreciso ou duvidoso; inserto é o introduzido, o publicado. Na gíria, incerta é uma visita não programada, uma batida policial.
Invicto é o não vencido, o invencível, o indomável; invito é o involuntário, o que age contra a própria vontade, coagido, forçado.
‘Tô liso!’ – ‘Fulano é liso’ são expressões que se costuma ouvir para significar “sem dinheiro” ou esperteza. Mas isso na gíria. Na língua padrão, liso é algo de superfície plana, sem asperezas; suave, macio; lizo, do verbo “lizar” (remexer ou revolver o tecido que está em banho para tomar cor ou perder a sujeira).
Meada, uma porção de muitos fios; no sentido figurado é intriga, enredo: miada, a voz do gato. Na gíria, ‘miada’ é o lamento. “Ela deu uma miada, chateada com a vida” (exemplo colhido na sétima edição (2005) do “Dicionário de Gíria”, de J. B. Serra e Gurgel).
Recreação é recreio: recriação é o ato de recriar. “Fazer alguma coisa por sua alta recreação é fazê-la por sua conta e risco, por deliberação própria, iniciativa sua” (Cid Franco, “Dicionário de Expressões Populares Brasileiras”, 3º vol., verbete ‘recreação’).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)