Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/02/2009 07:52

Limpeza em excesso pode provocar inflamações no ouvido

Agência do rádio

Quem gosta de freqüentar piscinas ou praias precisa tomar cuidado para não ter inflamação nos ouvidos, as chamadas otites. Principalmente no verão, quando a umidade está mais alta, o excesso de água dentro das orelhas pode ser perigoso e gerar um acúmulo de bactérias. O otorrinolaringologista Vicente Martins diz que o grande erro é tirar a cera do ouvido, que funciona como uma proteção natural. De acordo com ele, as pessoas que limpam o canal auditivo estão mais sujeitas a infecções.


"A primeira coisa que se deve evitar é não introduzir absolutamente nada no ouvido. Essa história do cotonete para secar as dobrinhas, se você pegar uma caixa de cotonete e ler está escrito lá: não introduzir no conduto auditivo. Porque o ouvido, ele é auto-limpante. Ele tem um movimento de descamação do meio do tímpano para fora, sempre jogando tudo do meio pra fora, e aí as pessoas compram pensando exatamente em introduzir isso no conduto auditivo com o qual remove a cera. Quando você removeu a cera, você lesou lá dentro, pronto, é uma porta aberta para bactéria."


O médico diz que quem está com a inflamação sente muita dor no ouvido, que começa com uma coceira e pode gerar uma secreção. A dica para evitar uma otite externa é secar bem as orelhas com uma toalha depois de nadar ou mergulhar, evitar entrar em águas sujas e, quando sentir água no ouvido, deixar escorrer inclinando a cabeça para os dois lados e apertando a orelha em diferentes direções.


Reportagem, Mariana Abreu

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)