Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Limpar nome sem pagar dívida é golpe

Folha Press - 12 de outubro de 2013 - 10:08

Golpistas que prometem limpar o nome do consumidor sem que ele precise pagar ou renegociar suas dívidas estão na mira da empresa de informações financeiras Serasa Experian.

Para não ser vítima desses estelionatários, é preciso analisar com cautela os anúncios que prometem retirar o nome do cadastro de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito sem a necessidade de pagar as dívidas, afirma a Serasa.

Segundo a empresa, na internet o inadimplente se depara com sites que vendem manuais, kits e CDs com "informações" sobre como limpar o nome sem pagar a dívida, muitas vezes com métodos ilegais. "Em média, o consumidor desembolsa de R$ 20 a R$ 50 para obter as "dicas", ressalta a Serasa, em nota.

Outro caso observado pela empresa de proteção ao crédito envolve golpistas que se oferecem para intermediar a renegociação de dívida, cobrando do consumidor serviços e taxas, mas que desaparecem sem quitar os débitos do inadimplente. Algumas exigem inclusive pagamento prévio dos serviços.

"Essas promessas são formas de enganar o consumidor. Não existe fórmula mágica para ter a anotação da dívida cancelada sem que ela seja renegociada ou paga", diz Silvânio Covas, diretor jurídico da Serasa.

De acordo com a empresa, ao renegociar o pagamento da dívida, o inadimplente já pode ter o nome retirado do cadastro de devedores.

SIGA-NOS NO Google News