Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/07/2013 13:04

Liminar suspende cobrança de renovação automática de assinatura

TJMS

O juiz de direito do Juizado Especial Adjunto de Bataguassu, Alessandro Leite Pereira, concedeu liminar a R.C.V.P.S. para determinar que uma empresa de comunicações suspenda a cobrança de valores na fatura do cartão de crédito da autora em decorrência de assinatura de revista, cobrada após o vencimento do contrato, por renovação automática.

De acordo com os autos, a autora firmou contrato de assinatura de revista com a empresa, pelo período de 12 meses, sem renovação. Posteriormente, ela foi surpreendida ao solicitar o bloqueio de seu cartão de crédito, com mensagens encaminhadas via SMS sobre uma compra não autorizada, no valor de R$ 23,49, mesmo não tendo permitido qualquer débito nesse sentido.

Ao entrar em contato com a administradora do cartão de crédito, R.C.V.P.S. foi informada de que as tentativas de débito foram feitas pela empresa de comunicação. Ela conta que tentou resolver o problema amigavelmente, tendo enviado vários e-mails ao serviço de atendimento ao consumidor – Fale Conosco da empresa -, mas sem conseguir resultado positivo.

Mesmo depois dos esforços para a solução do problema, a autora da ação mais uma vez foi surpreendida com débitos em sua fatura nos dias 17, 19, 21, 25 e 27 de junho e 01 e 19 de julho de 2013. Com isso ela não pode providenciar o cancelamento do cartão de crédito, uma vez que para a emissão de um novo terá que arcar com custos adicionais.

O magistrado explica que ficou notável no processo que “a autora vem sendo, reiteradamente, notificada por meio de mensagem SMS sobre cobranças em seu cartão de crédito ou mesmo de transações não autorizadas, fruto de uma assinatura de revista que não mais persiste, sendo comum que consumidores firmem contrato desse jaez, optando pelo pagamento com cartão de crédito, surpreendendo-se com a renovação automática da assinatura, quando o correto é que a empresa fornecedora tome expressa anuência quanto a esta autorização”. Ele acrescenta que esse tipo de ação não é “a primeira demanda a aportar neste juizado com questionamento a respeito da renovação automática de assinatura”.

A jurisprudência, como salienta o juiz Alessandro Pereira, é tranquila em não autorizar que o fornecedor proceda à renovação de assinatura de revista automática, “exigindo, para tanto, a expressa autorização do consumidor, mostrando-se ilícito o débito em fatura de cartão de crédito sem que tenha havido essa manifestação de vontade”.

Ao conceder a liminar, o magistrado adverte “não ser razoável impor a consumidor a incômoda situação de ficar recebendo constantes mensagens de cobrança de valores aparentemente indevidos”. Caso a empresa desobedeça a liminar, está sujeita à pena de R$ 500 por cada cobrança indevida.

Processo nº 0802090-06.2013.8.12.0026

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação Socia

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)