Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Liminar proíbe INSS de suspender benefício sem perícia

Marta Ferreira, Campo Grande News - 12 de junho de 2008 - 18:03

Decisão da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul, dada no 6 de junho, impede que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) suspenda o pagamento de auxílio-doença sem que seja feita perícia médica para comprovar que o segurado já pode voltar ao trabalho.

O INSS adota a prática com base em um decreto do governo federal que permitia ao órgão estabeler previamente prazo para a recuperação da capacidade para o trabalho dos seus segurados beneficiados pelo auxílio-doença.

A alta programada”, como é chamada, é praticada indistintamente pelo INSS em todo o território nacional, conforme as informações da Defensoria Pública, sem levar em conta a situação concreta de cada segurado que estivesse recebendo auxílio-doença. Para isso, é considerado o prognóstico de melhora realizado na primeira perícia feita pela autarquia previdenciária.

Autor da ação, o defensor público da União em Campo Grande Jair Soares Júnior, afirmou que a liminar concedida pela Justiça Federal beneficiará milhares de segurados que deixariam de receber o benefício de auxílio-doença sem a comprovação de que estejam aptos a voltar ao trabalho.

A decisão vale para todo o Estado.

SIGA-NOS NO Google News