Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Limão com bicarbonato clareia os dentes? Conheça mitos e verdades

180 Graus - 15 de maio de 2016 - 09:30

Em tempos de crise, ir ao dentista deixou de ser hábito rotineiro para virar um cuidado supérfluo ou apenas emergencial. Por isso, é importante redobrar a atenção e limpeza com os dentes para ficar o máximo possível longe da cadeira do especialista.

Para saber quais hábitos realmente têm efeito positivo na sua higiene e saúde bucal e quais são apenas mito, veja seis exemplos bastante comuns. Descubra quais deles você pode abandonar ainda hoje.

Mitos e verdades sobre higiene bucal

1. Escovas duras são mais eficazes
Mito. Quando as cerdas da escova são muito duras elas podem até causar o desgaste do esmalte, provocar o recuo da gengiva e sensibilidade. O melhor é apostar em escovas macias ou médias.

2. Limão e bicarbonato clareiam
Mito. O pH muito ácido desta fruta, quando em contato prolongado ou muito frequente, é capaz de danificar o esmalte dos dentes. E, como se sabe, o bicarbonato de sódio é um composto abrasivo.

3. A escova de dentes elétrica é melhor
Verdade. Dentistas preferem a escova elétrica em comparação à manual, desde que sejam respeitados os dois minutos de escovação e a troca da cabeça da escova com a frequência indicada.

4. Escovação estraga o esmalte
Mito. Os produtos empregados na escovação não só não danificam, como também quebram o acúmulo de tártaro dental, prevenindo problemas posteriores como a cárie.

5. Não é bom escovar logo depois de comer
Verdade. Depois de comer, é bom esperar um pouco antes de escovar os dentes logo em seguida. O ideal é esperar cerca de 30 minutos depois de comer ou beber, porque se cria na boca um meio ácido que pode desmineralizar e enfraquecer o esmalte, caso você esfregue os dentes nessa condição.

6. Aspirina sobre o dente tira dor
Mito. Na verdade, colocar uma aspirina diretamente sobre o local da dor pode causar queimaduras no tecido gengival.

SIGA-NOS NO Google News