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07/09/2015 09:40

Light ou diet, qual é o melhor?

Cozinhando para 2 ou 1

Quando vamos ao supermercado, nos deparamos com uma enorme variedade de marcas e tipos de alimentos. E muitas vezes, verificamos que uma mesma marca possui o produto tradicional, o diet e o light.

Mas afinal, qual é a diferença entre eles?

Entender essas particularidades é fundamental para pacientes diabéticos, pessoas que estão em tratamento de emagrecimento e mesmo para quem quer manter uma alimentação saudável.

De forma geral, podemos diferenciar os alimentos DIET e LIGHT da seguinte forma:

DIET: O termo só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Importante: nem sempre os alimentos diet apresentam poucas calorias.

Os consumidores de produtos DIET normalmente possuem condições metabólicas ou fisiológicas específicas e precisam de alimentos especialmente formulados, com fórmulas que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos) ou o sal (hipertensos). Sendo assim, o produto diet não necessariamente será sempre um produto sem açúcar. Por isso, é importante ficar sempre de olho nos rótulos dos produtos para checar as informações nutricionais.

Muitas vezes, o alimento DIET que tem a exclusão da sacarose (açúcar) pode ter compensações de gordura para manter sabor e maciez ao produto, o que faz este produto ser ainda mais calórico do que os tradicionais. Outros produtos, porém, podem promover a substituição do açúcar pela frutose (açúcar da fruta), que não é tão agressiva a saúde de um diabético, mas que não altera as calorias do produto.

LIGHT: O termo pode ser utilizado em produtos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional, produzido com redução de, no mínimo, 25% do valor calórico em comparação ao produto tradicional. São também considerados LIGHT aqueles que reduzem, no mínimo, 25% de determinados nutrientes como gordura saturada, gordura total, açúcar, colesterol, sódio.

Os consumidores de produtos LIGHT são pessoas saudáveis que buscam produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente em comparação com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Esses alimentos são recomendados, por exemplo, em dietas para perder peso.

É importante dizer, entretanto, que nem todos os produtos LIGHT têm redução de calorias se comparados ao produto tradicional, por isso sempre fique de olho na rotulagem. Se ele for LIGHT porque tem baixo ou reduzido valor energético, ele será menos calórico. Mas, por exemplo, se ele for LIGHT relacionado ao teor reduzido de sódio, como no caso de temperos prontos, seu valor energético poderá ser igual ou até mais alto quando comparado ao do alimento convencional.

Mas afinal, o que eu devo olhar no rótulo de um produto? Veja abaixo alguns exemplos.

Capuccino sem adição de açúcares
Geléia sem adição de açúcares
Significa que estes produtos são DIET, pois estão isentos da adição de açúcares.

Bolo light – com teor reduzido de açúcar
Margarina light – com teor reduzido de gordura
Significa que estes produtos são LIGHT, pois há redução de nutrientes específicos se comparados ao produto tradicional.

Lembre-se de estar sempre atento ao rótulo dos alimentos para verificar se essa redução é significativa e justifica a substituição dos alimentos convencionais pela sua versão diet ou light, que costumam ser mais caros que os convencionais. E, na dúvida, procure sempre um nutricionista para esclarecer suas dúvidas.

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