Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/03/2006 16:36

Ligações para prefixo 0300 podem tornar-se gratuitas

Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6704/06, do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), que torna gratuitas para os consumidores as ligações telefônicas para os números do serviço 0300. A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) e a Lei de Organização dos Serviços de Telecomunicações (9472/97) para garantir que os serviços de informação deverão estar disponíveis gratuitamente para o usuário antes e após a aquisição do bem ou serviço.
Hoje, o consumidor que utiliza esses serviços arca com os custos da ligação, e as empresas que os contratam são obrigadas a informar seu custo ao consumidor. O autor do projeto explica que muitas empresas, inclusive de serviços públicos, migraram nos últimos anos do serviço 0800 - no qual quem paga é quem recebe a ligação - para o 0300. Outro problema apontado pelo senador é que o serviço tem tarifas diferenciadas para telefones fixos ou móveis, mas não para distâncias.

Cerceamento
Para Tourinho, com a cobrança, ocorre um cerceamento do direito do consumidor à informação, previsto no Código de Defesa do Consumidor. "Temos de fazer valer a Constituição de 1988, que preconiza a intervenção do Estado para o bom funcionamento do mercado, e impor a ponderação do valor da defesa do consumidor ao da livre iniciativa", argumenta o parlamentar.
O projeto insere no artigo 6.º do código o direito de obter informações antes e depois da aquisição do bem ou serviço, e exige que essa informação seja fornecida gratuitamente. Também não poderá ser cobrada do consumidor a recepção de informações relativas a reclamações ou pedidos de informações.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)