Cassilândia, Sábado, 27 de Maio de 2017

Últimas Notícias

31/03/2006 16:36

Ligações para prefixo 0300 podem tornar-se gratuitas

Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6704/06, do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), que torna gratuitas para os consumidores as ligações telefônicas para os números do serviço 0300. A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) e a Lei de Organização dos Serviços de Telecomunicações (9472/97) para garantir que os serviços de informação deverão estar disponíveis gratuitamente para o usuário antes e após a aquisição do bem ou serviço.
Hoje, o consumidor que utiliza esses serviços arca com os custos da ligação, e as empresas que os contratam são obrigadas a informar seu custo ao consumidor. O autor do projeto explica que muitas empresas, inclusive de serviços públicos, migraram nos últimos anos do serviço 0800 - no qual quem paga é quem recebe a ligação - para o 0300. Outro problema apontado pelo senador é que o serviço tem tarifas diferenciadas para telefones fixos ou móveis, mas não para distâncias.

Cerceamento
Para Tourinho, com a cobrança, ocorre um cerceamento do direito do consumidor à informação, previsto no Código de Defesa do Consumidor. "Temos de fazer valer a Constituição de 1988, que preconiza a intervenção do Estado para o bom funcionamento do mercado, e impor a ponderação do valor da defesa do consumidor ao da livre iniciativa", argumenta o parlamentar.
O projeto insere no artigo 6.º do código o direito de obter informações antes e depois da aquisição do bem ou serviço, e exige que essa informação seja fornecida gratuitamente. Também não poderá ser cobrada do consumidor a recepção de informações relativas a reclamações ou pedidos de informações.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 27 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Sexta, 26 de Maio de 2017
10:01
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
Quinta, 25 de Maio de 2017
13:00
Dicas de segurança
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)