Cassilândia, Terça-feira, 28 de Março de 2017

Últimas Notícias

02/08/2005 15:03

Licenças ambientais podem valer por até cinco anos

Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5576/05, do deputado Jorge Pinheiro (PL-DF), que estipula prazos maiores de vigência para licenças ambientais.
De acordo com o autor, a falta de lei nacional para regular a questão faz com que essas licenças sejam concedidas com validade de apenas um ano na maioria dos estados. Dessa forma, precisam ser constantemente renovadas. O deputado afirma que não há servidores nos órgãos ambientais em número suficiente para atender a essa demanda, e essa dificuldade prejudica o "funcionamento da máquina administrativa do estado e principalmente a instalação de novos empreendimentos produtivos, pela morosidade na análise dos pedidos de licença ambiental".

Categorias
O projeto determina os prazos para as três categorias de licença ambiental concedidas:
- Licença Prévia: no mínimo o que estiver estabelecido pelo cronograma de elaboração dos planos, programas e projetos e no máximo três anos.
- Licença de Instalação: duração mínima estabelecida no cronograma, não podendo ultrapassar quatro anos.
- Licença de Operação: validade de dois a cinco anos, levando em consideração os planos de controle ambiental.
A proposta ainda prevê que o órgão que conceder a licença poderá, por meio de decisão fundamentada, cancelá-la a qualquer tempo. Isso evitaria abusos durante a vigência de licenças concedidas por longos períodos.

Tramitação
O PL 5576/05 tramita apensado ao PL 3729/04, do deputado Luciano Zica (PT-SP), que estabelece normas sobre licença ambiental e regulamenta o dispositivo constitucional sobre o tema. Eles se encontram sob análise da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde foi designado relator o deputado César Medeiros (PT-MG). Antes de serem votadas no plenário, as propostas passarão ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)