Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Liberado o abate de bovinos em Eldorado

Kalynka Meireles - 28 de julho de 2006 - 11:20

O presidente da Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), Léo Brito e o diretor secretário Ademar Silva Júnior, estiveram nessa última quarta-feira (26/07) no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, em Brasília (DF), onde pediram pela desburocratização na liberação do trânsito de boi gordo em Eldorado, Japorã e Mundo Novo, atingidos em outubro do ano passado por focos de febre aftosa.

Parte do pedido foi atendido um dia depois (27/07), uma vez que o secretário de defesa agropecuária, do mapa Gabriel Alves Maciel assinou ontem a instrução normativa que autoriza o abate imediato de animais susceptíveis à febre aftosa oriundos do Município de Eldorado, no Estado de Mato Grosso do Sul, dispensando as exigências de maturação de vísceras.

“Japorã e Mundo Novo fica para um segundo momento” informa o Gabriel Alves, que deixa claro que a liberação é só para Eldorado. Léo Britto afirma tudo vai se normalizar “Nessa região há 60 mil cabeças que precisam ser comercializada e vão ser, mas ainda temos que esperar um pouco para liberação dos outros dois municípios”.

Para os diretores da Famasul isso já é um grande passo, pois a desburocratização é fundamental. O pecuarista não consegue vender seu gado, há muitas restrições, entre elas o tratamento no miúdo e no couro do boi e o preço muito baixo oferecido na hora da compra o que acaba dificultando na negociação e impedindo a venda, mas com a liberação de Eldorado esse quadro vai começar a mudar.



SIGA-NOS NO Google News