Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Liberada realização de eventos agropecuários no Paraná

Lúcia Nórcio - 14 de novembro de 2005 - 08:40

Desde a última sexta-feira (11), está liberada a realização de eventos agropecuários em todo o estado do Paraná, exceto nos municípios de Amaporã, Grandes Rios, Loanda e Maringá e em outras localidades que tenham animais provenientes desses municípios, que continuam interditados por suspeita de focos de febre aftosa.

O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, assinou a Resolução Nº 098/2005, que mantém o controle oficial dos rebanhos no raio de dez quilômetros das propriedades onde foi constatada a suspeita da enfermidade, nos municípios de Loanda, Amaporã, Maringá e Grandes Rios.

De acordo com a resolução, nos quatro municípios os eventos com espécies não suscetíveis à febre aftosa poderão ser autorizados mediante prévia análise de risco da Divisão de Defesa Sanitária Animal. O estudo para comprovar a ausência do vírus será realizado, aleatoriamente, em propriedades escolhidas pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura.

Segundo o documento, que substitui a Resolução 093/2005, a saída de animais das propriedades escolhidas só será autorizada quando os mesmos forem destinados ao abate imediato, mediante acompanhamento do serviço oficial. O documento esclarece também que a vacinação do gado contra a febre aftosa nessas propriedades só será realizada após conclusão do estudo de atividade viral, pois esse procedimento é necessário para evitar interferência nos resultados dos exames.

SIGA-NOS NO Google News