Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Liberada fertilização in vitro para mulheres acima de 50 anos

Portal Segs - 25 de outubro de 2015 - 15:00

No mundo moderno, questões profissionais e econômicas são os principais fatores para a ocorrência da maternidade tardia. A novidade, nesse cenário, é uma nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), aprovada no último mês de setembro, que permite tratamento de fertilização in vitro para mulheres com idade acima de 50 anos. Os procedimentos poderão ser realizados, desde que as pacientes assumam os riscos juntamente com seus médicos. A mudança na política para reprodução assistida também prevê que casais de mulheres lésbicas possam ter gestação compartilhada, com uma recebendo o óvulo da outra, após a fecundação, por meio do espermatozoide de um doador.

“Mulheres com o avançar da idade possuem maior probabilidade de ter um parto prematuro, com todas as complicações decorrentes desta situação, além de um maior risco de episódios de pressão alta e diabetes gestacional. Acima de 35 anos, de um modo geral, inicia-se uma queda da capacidade reprodutiva. a partir de 43 anos, esta chance é bem reduzida”, alerta Dr. Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis.

O especialista reitera que mulheres que pretendem ter filhos tardiamente devem ser avaliadas em relação a comorbidades como hipertensão, diabetes, cardiopatias ou doenças renais, por exemplo. “A idade é um fator chave para possíveis complicações na gravidez, mesmo em pacientes sem nenhuma alteração identificável nos exames de rotina, além da própria dificuldade em engravidar e do maior risco de doenças genéticas para o bebê”, afirma o especialista.

Dr. Renato ainda ressalta que, nestes casos, um acompanhamento médico ainda mais cuidadoso é imprescindível. “Um pré-natal adequado é essencial para reduzir os riscos da gestação e possibilitar que a futura mamãe aproveite essa fase da melhor maneira possível”, finaliza.

SIGA-NOS NO Google News