Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Liberação de abate nos municípios atingidos pela aftosa

Thiago Fraga - 11 de março de 2006 - 09:17

Cinco meses após a confirmação do foco de aftosa na região sul do Estado a crise pode estar próxima do fim. Nessa semana, o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Léo Brito, esteve em Brasília onde pediu ao Coordenador Geral de Combate a Doenças do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jamil Gomes de Souza a liberação para que o gado dos cinco municípios onde houve o registro da doença possam ser comercializados.



O presidente da Famasul esta otimista e espera que a liberação para abates ocorra rapidamente. “Acreditamos que brevemente possamos ter o resultado que vá, de uma vez por todas, resolver os anseios dos companheiros da região que estão numa situação difícil, sem poder comercializar seus animais todos esses meses”, avalia Léo Brito.



Lideranças dos sindicatos de outras cidades que não foram atingidas pela aftosa também estão envolvidas na resolução do problema que afeta os municípios que sofrem com a crise. “Os animais sentinelas já estão sendo providenciados no Pantanal, com a ajuda dos produtores. Acreditamos que rapidamente se recupere o status sanitário. Logo após, traremos a missão para fazer a fiscalização e antes do final desse semestre, estaremos livres da aftosa”.



Atualmente a situação dos produtores é crítica, segundo o presidente do Sindicato de Iguatemi, Nilson Antônio Trevisan. “Está tudo parado. Ninguém vende nada e as contas não param de chegar. Temos de colocar rapidamente os animais sentinelas para acabar logo com essa crise”, afirma.



Edson Carlos Silva, presidente do sindicato de Eldorado diz que não há nenhum levantamento que revele o número de bovinos prontos para abate, porém acredita que seja grande a quantidade. “Não temos o número exato, mas tem muito gado pronto esperando o momento de ser abatido e a situação está difícil para pagar as despesas da fazenda. Quanto mais cedo a situação for resolvida, melhora para todos nós.”







SIGA-NOS NO Google News