Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/12/2008 06:43

Lesões traumáticas: principal causa de morte em crianças

Agência Notisa

Lesões traumáticas são a principal causa de morte em crianças com mais de um ano de idade
Segundo estudo publicado na Acta Ortopédica, lesões são também segunda causa de internação em pessoas com menos de 15 anos.

Pesquisadores da Disciplina de Ortopedia Pediátrica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp (Escola Paulista de Medicina) afirmam que o quadro epidemiológico de traumas sofridos pelas crianças é diferente do de adultos. Segundo Akira Ishida e colegas, no mundo, as lesões traumáticas são a principal causa de morte em crianças com mais de um ano de idade e a segunda causa de internação em pessoas com menos de 15 anos. Além disso, muitas vezes, as lesões são conseqüência de maus tratos e espancamento. “Os acidentes no trânsito e as quedas de altura são, em geral, responsáveis pelos comprometimentos mais sérios”, pontuam em artigo publicado na última edição da Acta Ortopédica de 2008.

O estudo teve como objetivo identificar os tipos de lesões traumáticas em crianças e adolescentes no Brasil e os respectivos impactos sócio-econômicos, visto que os dados nacionais são escassos, segundo os autores. Para tanto, eles analisaram os prontuários médicos de um centro de trauma, o Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra (SP), entre dezembro de 2005 e dezembro de 2006. De acordo com o texto publicado, foram coleados registros de 182 pacientes, sendo a maioria formada pelo sexo masculino: 71% contra 29% do sexo feminino, sendo 48% não brancos e 52% brancos.

“O mecanismo de trauma mais freqüente foi a queda (36%). A média de dias de internação foi 4,1 dias, com gasto estimado de R$ 649,50 para cada paciente. A taxa de mortalidade foi de 2,74%, sendo o traumatismo crânio-encefálico responsável por 80% da mortalidade e os maus tratos presentes em 40% dos óbitos”, dizem os autores no texto. Além disso, no Brasil, predominam os traumas dos membros superiores nas crianças que necessitam ser internadas, o que está vinculado a quedas, ao contrário de paises desenvolvidos, onde predominam lesões dos membros inferiores, mais ligadas a acidentes de trânsito. Na mesma direção, traumatismo craniano (TCE) e fratura de fêmur são os traumas mais custosos e de pior evolução, pois necessitam de maior tempo de internação e são os que mais freqüentemente levam à morte.

De qualquer forma, ainda que o TCE e a fratura de fêmur custem dinheiro aos cofres públicos, “os gastos com saúde no Brasil ficam muito aquém do valor despendido nos países desenvolvidos”, dizem os médicos, mostrando a necessidade de verbas condizentes para o problema e alertando que “devem ser realizadas medidas que priorizem a prevenção do trauma infantil”.

Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)