Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/10/2007 07:26

Leptospirose e cólera podem estar na enxurrada

Agência do Rádio

O período da chuva, assim como o da seca, tem suas vantagens e desvantagens. A água traz com ela o risco de proliferação de algumas doenças muito perigosas como leptospirose, dengue, hepatite, cólera e diarréias. As chamadas doenças de veiculação hídrica podem ser contraídas pela enxurrada que entra em contato com a sujeira da rua, como urina de rato, e provoca a leptospirose, por exemplo. Já no caso da dengue, o problema é o acúmulo de água nos quintais, o que favorece a reprodução do mosquito transmissor do vírus. Segundo o infectologista Alexandre Cunha, qualquer pessoa está sujeita a ter esses problemas.


"Na verdade, não tem uma grande predisposição do ponto de vista genético. O que existe, realmente, é uma predisposição do ponto de vista ocupacional: algumas profissões que trabalham com água, como bombeiros, por exemplo, ou pessoas que trabalham em áreas alagadas tem uma maior predisposição por estarem em contato com a água. Mas, do ponto de vista genético, do ponto de vista de doenças pré-existentes, não existe nenhuma predisposição individual não."

Entre as hepatites, problema que causa inflamação no fígado, a do tipo A, principalmente, também ocorre em episódios de enchentes e alagamentos. É um vírus que atinge as pessoas por meio de alimentos, água e utensílios contaminados. As diarréias também podem ser causadas pela água contaminada por vírus, parasitas ou bactérias. Para evitar que a chuva se transforme em uma vilã para a saúde, é preciso que todos se conscientizem e cuidem do meio ambiente dia a dia. A dica é não jogar lixo caseiro nos rios e córregos, limpar e não desmatar os leitos dos rios e manter sempre o terreno limpo.

De Brasília, Leilane Alves

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)