Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leptospirose e cólera podem estar na enxurrada

Agência do Rádio - 25 de outubro de 2007 - 07:26

O período da chuva, assim como o da seca, tem suas vantagens e desvantagens. A água traz com ela o risco de proliferação de algumas doenças muito perigosas como leptospirose, dengue, hepatite, cólera e diarréias. As chamadas doenças de veiculação hídrica podem ser contraídas pela enxurrada que entra em contato com a sujeira da rua, como urina de rato, e provoca a leptospirose, por exemplo. Já no caso da dengue, o problema é o acúmulo de água nos quintais, o que favorece a reprodução do mosquito transmissor do vírus. Segundo o infectologista Alexandre Cunha, qualquer pessoa está sujeita a ter esses problemas.


"Na verdade, não tem uma grande predisposição do ponto de vista genético. O que existe, realmente, é uma predisposição do ponto de vista ocupacional: algumas profissões que trabalham com água, como bombeiros, por exemplo, ou pessoas que trabalham em áreas alagadas tem uma maior predisposição por estarem em contato com a água. Mas, do ponto de vista genético, do ponto de vista de doenças pré-existentes, não existe nenhuma predisposição individual não."

Entre as hepatites, problema que causa inflamação no fígado, a do tipo A, principalmente, também ocorre em episódios de enchentes e alagamentos. É um vírus que atinge as pessoas por meio de alimentos, água e utensílios contaminados. As diarréias também podem ser causadas pela água contaminada por vírus, parasitas ou bactérias. Para evitar que a chuva se transforme em uma vilã para a saúde, é preciso que todos se conscientizem e cuidem do meio ambiente dia a dia. A dica é não jogar lixo caseiro nos rios e córregos, limpar e não desmatar os leitos dos rios e manter sempre o terreno limpo.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News