Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/04/2005 09:28

Lentes de contato esclerais melhoram acuidade visual

Agência Notisa

Pesquisa mostra que todos os pacientes analisados passaram a enxergar melhor e que as lentes permitem, além de maior adaptação e estabilidade, menor sensação palpebral e retenção de corpos estranhos atrás das lentes. Entre as desvantagens estão o custo e o tamanho.

As lentes de contato esclerais foram as primeiras lentes de contato a serem desenvolvidas e com o passar do tempo foram sendo aperfeiçoadas. As últimas a serem criadas foram as lentes esclerais rígidas-gás-permeáveis (RGP). Além de reduzirem as complicações, elas deram uma nova dimensão ao potencial de utilização de lentes esclerais. Elas também são capazes de melhorar a acuidade visual dos usuários, como mostram pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo em um estudo realizado, entre 2000 e 2003, com sete pacientes.

De acordo com artigo publicado na edição de novembro/dezembro de 2004 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, “a adaptação das lentes tocando a esclera elimina a necessidade do contato com a córnea, oferecendo algumas vantagens, como adaptação em córneas com topografias irregulares, maior estabilidade para lentes com alto poder dióptrico, menor sensação palpebral, menor retenção de corpos estranhos atrás das lentes, menor perda das lentes devido à ação palpebral e utilização mais fácil em pacientes menos habilidosos e com dificuldades visuais”. Entre as desvantagens das lentes esclerais, a equipe destaca a produção mais dispendiosa quando comparada com outros tipos de lentes, o tamanho, que pode intimidar alguns pacientes, provocando sensação de volume, a passagem de bolhas de ar para o fluido pré-corneano, provocando alterações visuais.

No estudo, os pesquisadores constataram que todos os pacientes apresentaram melhora importante da acuidade visual. Dos treze olhos estudados, todos possuíam acuidade visual inicial menor ou igual a 20/100, sendo que em oito olhos a acuidade visual final foi igual ou superior a 20/50. A maior parte deles utilizava as lentes durante três ou quatro horas por dia.

A equipe verificou ainda que as dificuldades de adaptação decorreram da intolerância, da mobilidade excessiva ou da descentração. As complicações ou queixas foram observadas em apenas quatro olhos e relacionaram-se principalmente a desconfortos.

De qualquer forma, os pesquisadores ressaltam no artigo que “a utilização de lentes de contato esclerais é uma opção na clínica de lentes de contato, propiciando melhora da acuidade visual em pacientes com doenças corneanas que aguardam transplante, sendo uma alternativa não cirúrgica para o tratamento dos mesmos”.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)