Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lentes de contato esclerais melhoram acuidade visual

Agência Notisa - 18 de abril de 2005 - 09:28

Pesquisa mostra que todos os pacientes analisados passaram a enxergar melhor e que as lentes permitem, além de maior adaptação e estabilidade, menor sensação palpebral e retenção de corpos estranhos atrás das lentes. Entre as desvantagens estão o custo e o tamanho.

As lentes de contato esclerais foram as primeiras lentes de contato a serem desenvolvidas e com o passar do tempo foram sendo aperfeiçoadas. As últimas a serem criadas foram as lentes esclerais rígidas-gás-permeáveis (RGP). Além de reduzirem as complicações, elas deram uma nova dimensão ao potencial de utilização de lentes esclerais. Elas também são capazes de melhorar a acuidade visual dos usuários, como mostram pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo em um estudo realizado, entre 2000 e 2003, com sete pacientes.

De acordo com artigo publicado na edição de novembro/dezembro de 2004 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, “a adaptação das lentes tocando a esclera elimina a necessidade do contato com a córnea, oferecendo algumas vantagens, como adaptação em córneas com topografias irregulares, maior estabilidade para lentes com alto poder dióptrico, menor sensação palpebral, menor retenção de corpos estranhos atrás das lentes, menor perda das lentes devido à ação palpebral e utilização mais fácil em pacientes menos habilidosos e com dificuldades visuais”. Entre as desvantagens das lentes esclerais, a equipe destaca a produção mais dispendiosa quando comparada com outros tipos de lentes, o tamanho, que pode intimidar alguns pacientes, provocando sensação de volume, a passagem de bolhas de ar para o fluido pré-corneano, provocando alterações visuais.

No estudo, os pesquisadores constataram que todos os pacientes apresentaram melhora importante da acuidade visual. Dos treze olhos estudados, todos possuíam acuidade visual inicial menor ou igual a 20/100, sendo que em oito olhos a acuidade visual final foi igual ou superior a 20/50. A maior parte deles utilizava as lentes durante três ou quatro horas por dia.

A equipe verificou ainda que as dificuldades de adaptação decorreram da intolerância, da mobilidade excessiva ou da descentração. As complicações ou queixas foram observadas em apenas quatro olhos e relacionaram-se principalmente a desconfortos.

De qualquer forma, os pesquisadores ressaltam no artigo que “a utilização de lentes de contato esclerais é uma opção na clínica de lentes de contato, propiciando melhora da acuidade visual em pacientes com doenças corneanas que aguardam transplante, sendo uma alternativa não cirúrgica para o tratamento dos mesmos”.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News