Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lenda do xadrez, Karpov deve jogar em MS

Marta Ferreira/Campo Grande News - 21 de junho de 2004 - 13:55

Uma lenda do xadrez em todo o mundo, o russo Anatoly Karpov, é a próxima atração esportiva que o governo de Mato Grosso do Sul quer trazer ao Estado, depois dos dois jogos da seleção de voleibol contra Portugal, neste fim de semana, que atraíram um público superior a 15 mil pessoas. Karpov é o convidado do Ministério dos Esportes para uma série de partidas que deve ocorrer em agosto nas cidades onde é desenvolvido o Programa Xadrez nas escolas. Campo Grande é uma delas.
A intenção, de acordo com o presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Rodrigo Terra, é trazer o enxadrista no dia 26 de agosto, no aniversário de 105 anos da cidade.
O russo é já foi 16 vezes campeão mundial. Dominou o xadrez de 1975 a 1984 e depois de 1993 a 1998. Nos últimos anos, vem fazendo desafios freqüentes contra as máquinas, “jogando” com programas de computador. Em Campo Grande, a programação inclui partidas simultâneas entre Karpov e cem enxadristas.
A visita dele seria mais uma forma de difundir o esporte, considerado um dos mais difíceis, por exigir muito raciocínio. No Estado, o Programa Xadrez na escola foi implantado em novembro do ano passado e beneficia cerca de 5 mil crianças. Além de Mato Grosso do Sul, as capitais de Minas Gerais, Pernambuco, Acre e Piauí desenvolvem o Xadrez nas Escolas.

SIGA-NOS NO Google News