Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/07/2010 07:47

Lembranças de viagens de Carlos Pulino

Carlos André Prado Pulino – médico oftalmologista

VATICANO II
O Vaticano é circundado por uma muralha alta e circular, entra-se por um grande portão de ferro e já se encontra na imensa Praça de São Pedro, que mede, em seu maior diâmetro, cerca de 240m. Sempre fica apinhada de gente. À direita vemos uma escadaria bem ampla, com degraus baixos e largos que nos levam à entrada principal da imensa Basílica de São Pedro. Olhando para a fachada externa ficamos impressionados pelo tamanho e, quando entramos, temos a impressão de que é ainda maior. A riqueza e a suntuosidade do local fazem com que a gente se sinta muito pequeno, insignificante até. As palavras não conseguem traduzir o sentimento e a emoção que tomam conta de nós ao entrarmos nesse ambiente. É seguramente a maior igreja que eu já visitei. A entrada se dá por uma porta menor que fica à esquerda da Basílica. Há uma porta maior, à direita, mas esta só é aberta a cada 25 anos, e é chamada de Porta Santa. Geralmente os papas declaram um Ano Santo a cada 25 anos. A ultima vez em que foi aberta, pelo Papa João Paulo II, foi no dia 24 de dezembro de 1999 e assim permaneceu até o dia 06 de janeiro de 2001, quando ele novamente a fechou.. A Basílica tem o formato típico de uma cruz, medindo 186m de comprimento, uma área de 15.160m² e sua cúpula tem 119m de altura! A gente fica com o pescoço totalmente dobrado para trás para poder ver a cúpula e o teto, de tão altos que são. Precisamos até nos apoiar numa das paredes para não perder o equilíbrio. A Basílica possui inúmeras capelas no seu interior. Sua lateral direita abriga uma capela de nome “La Pietá”, A Piedade, e bem a sua frente encontra-se a terceira escultura mais famosa de Michelangelo, a Pietá. Não é difícil encontrá-la, pois ao entrarmos na Basílica, à direita, vai ter sempre um monte de turistas rodeando a escultura. Esculpida quando ele ainda era jovem, em 1498, mesmo ano em que Savonarola foi queimado em praça pública, esta obra transmite uma grande melancolia. O autor representou Jesus morto no colo de Maria. Na primeira vez que a visitei, pude tocá-la, mas isso ficou impossível na segunda oportunidade, porque houve um maluco que tentou destruí-la com um martelo e, depois disso, ela precisou ser restaurada e foi isolada numa urna de vidro à prova de bala. Tem ainda inúmeras outras obras de arte, ficando impossível lembrar e falar de todas.

A Basílica foi erguida no local em que o apóstolo Pedro foi martirizado e morto e dentro dela fica também o seu túmulo.

No seu subsolo encontram-se as “grutas”, nome como os guias turísticos chamam o local onde são sepultados os Papas e, alem dos túmulos, podemos ver também diversos objetos da antiga Basílica e os vestígios da igreja do século V, sobre a qual foi edificada a Basílica atual. É um local amplo, com túmulos em mármore, separados um dos outros por uma parede e às vezes tendo uma grade na frente para impedir aproximações. Alguns túmulos ficam um pouco afastados das grades, não sendo possível se aproximar deles. Tem o nome de cada papa escrito em sua lateral. Na entrada tem uma placa branca de mármore com o nome e a data do pontificado de cada papa até hoje. Na minha ultima visita a este local, eu tirei fotos nos túmulos dos papas João XXIII, Paulo VI e João Paulo I, papas do Século XX, quando eu já era nascido. Vi também o túmulo do papa Pio XI, que foi quem proclamou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. Na minha próxima visita, devo voltar ao local para visitar o túmulo de João Paulo II, que foi colocado no lugar do papa João XXIII; este foi canonizado por ele no ano de 2000 e seus restos mortais foram transferidos para outro local.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)