Cassilândia, Terça-feira, 28 de Março de 2017

Últimas Notícias

30/07/2010 11:33

Lembranças de viagem de Carlos Pulino

Carlos André Prado Pulino – médico oftalmologista.

BÉLGICA
A Bélgica é um país diferente dos outros, pois parece ser formada por uma mistura da cultura de vários países, principalmente Holanda, França e Alemanha. Pra começar, lá não tem uma língua oficial, as pessoas falam dois idiomas: mais ao norte predomina o holandês que chega a ser considerado até mais puro que o da própria Holanda, e no sul, o francês. Nas escolas belgas, é obrigatório o ensino destes dois idiomas, além de um terceiro, que pode ser inglês ou alemão, isto demonstra que o povo belga além de culto é aberto ao mundo. A explicação está nas diferentes origens das comunidades, uma flamenga ao norte e outra, vala ao sul.
Outra coisa interessante é que a Bélgica pertence ao grupo chamado de países baixos. Isto se deve a sua altitude ser próxima a do mar, em alguns locais é até mais abaixo dele. Na planície costeira, existem dunas e polders, que são uma espécie de duna de areia para conter o avanço da água do mar; e nos locais mais distantes, possui canais que drenam a água dos campos. Seu ponto mais elevado tem apenas 694 m de altura!
Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica, tem cerca de 960 mil habitantes, e é um dos maiores portos do mundo, à margem do Rio Escalda. É considerada como o Centro Mundial do Diamante, pois nesta cidade são negociados 80% dos diamantes
brutos e 50% dos diamantes lapidados do mundo.
A Bélgica também é conhecida como o país da batatinha frita, da cerveja e do chocolate, e este, para o meu gosto, é o melhor do mundo. Supera até o da Suíça! Já da cerveja, diz-se que, uma pessoa pode provar uma diferente em cada dia do ano e talvez não chegue a experimentar de todas elas. Encontramos no aeroporto, umas brasileiras que residem por lá e elas nos contaram sobre os vários sabores de cerveja existentes, até de morango e cereja tem. Falaram ainda das delícias de pães e roscas típicas, com especiarias, que são encontrados em lojas especializadas. São de dar água na boca e de fazer a gente pensar em voltar com mais tempo para degustar estas novidades todas.
Entre os Séculos XVI e XVIII, a Bélgica pertenceu ao império Espanhol, em 1815 foi anexada à Holanda, e só 16 anos depois, tornou-se independente.

BRUXELAS I

Foi nesta cidade, capital da Bélgica, que eu pisei pela primeira vez o solo europeu, e fui imediata e irremediavelmente picado pela mosca azul das viagens internacionais.
Isto aconteceu no ano de 1995, quando saímos de São Paulo pela extinta Vasp, com destino a Bruxelas. Foi uma viagem longa. O avião, um MD-10 lotado, não tinha autonomia para voar direto até lá, de modo que tivemos de fazer uma escala no Recife para abastecimento e aí sim cruzar o Oceano Atlântico em direção ao nosso destino, totalizando cerca de 15hs de vôo. Como era minha primeira viagem internacional, a minha expectativa era muito grande e havia muitas incertezas pelo que estava a minha espera. Para aumentar ainda mais minha ansiedade vejam o que aconteceu logo na saída: a aeronave partiu do terminal, se encaminhou para a cabeceira da pista e ali ficamos aguardando a autorização da torre para decolar, mas o tempo passava e nada de o avião sair do lugar. Já estava meio cismado quando, após uma eternidade, o comandante comunicou que estaríamos retornando ao terminal porque havia um problema! Soubemos depois que um passageiro havia despachado a bagagem, mas, não tinha embarcado e, por segurança e normas internacionais, não se permite uma bagagem desacompanhada do seu respectivo dono. Estas normas visam à segurança e o principal temor é de que haja uma bomba. No nosso caso era bagagem com droga que estavam tentando mandar para a Europa. Resolvido o problema – ufa! - lá fomos nós.
Aproveitamos a primavera européia, que ocorre nos meses de março, abril e maio, por ser baixa temporada e ter preços melhores nas passagens de avião e nas diárias dos hotéis. Em reais, uma passagem aérea até Bruxelas hoje estaria custando aproximadamente R$ 1610,00 e uma diária em um hotel duas estrelas em torno de R$ 138,00. Estes valores, na alta temporada, ficam uns 50% mais caros!
Uma curiosidade de Bruxelas e que turista algum deixa de visitar para conhecer e tirar fotos, é a Fonte Manneken Pis. Nela tem uma pequena estátua de bronze de um menininho urinando, que data de 1619 e ele é o símbolo da cidade. Existem várias lendas a respeito da estátua, uma delas se refere a uma guerra em que a cidade estava sitiada pelos inimigos, e estes provocaram um incêndio. Como não houvesse água suficiente, um menino se prontificou a urinar e a apagar o fogo, livrando a cidade do pior. Lenda por lenda, o menininho ficou famoso e é sempre muito visitado, mesmo em dias de chuva, como na época em que lá estivemos e ainda precisamos ficar aguardando nossa vez para uma foto de recordação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 28 de Março de 2017
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)