Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leitora quer aprender como fazer pratos com gueirova

07 de junho de 2008 - 14:25

A leitora Rerezinha Guimarães ([email protected]) quer saber como se prepara a gueirova em MS. Diz ela: "Gosto muito de gueirova. por isto gostaria de receber algumas rceitas. Tem como
conservar gueirova congelada ou fazer conserva?"

Quem quizer colaborar mande para o endereço da Terezinha, mas também para [email protected]

Voce se lembra?

Leia a matéria publicada pelo Cassilândianews, dia 7 de julho de 2004:

O prato típico do cassilandense é arroz com gueirova e galinha. O doce que identifica a cidade é a bolinha de queijo. Esse é o resultado do trabalho de duas acadêmicas da Faculdade Integrada de Cassilândia, Ana Cristina e Elizângela, que tinha a pretensão de descobrir qual o prato salgado e o doce, que representam a cidade. O resultado foi divulgado hoje, no programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca. O prof. Paulo, coordenador da monografia, contou que foram feitas algumas descobertas interessantes, que a galinha era comida fina, durante a colonização do Brasil. As primeiras vieram com D.João VI e só quem participava da corte é que tinha a oportunidade de se alimentar com a ave. A popularização sómente aconteceu, depois de 150 anos.
Foram feitas duas pesquisas, sendo a primeira espontânea, onde inúmeros pratos salgados e doces foram citados. Dos mais votados, foram selecionados, dez de cada ítem. A seguir, uma nova pesquisa foi feita, desta feita, estimulada, onde o arroz com gueirova e galinha, conseguiu 30.7%, vindo na sequência, a galinhada com 32.4 e o frango com gueirova 18.86. A bolinha de queijo, que segundo a pesquisa, chegou através dos mineiros e goianos, atingiu 40.8%. O doce de leite ficou em segundo lugar com 14.4%.
Durante o Reencontro, que será realizado na cidade de 30 de julho a 1º de agosto, trezentos quilos do prato salgado típico, será servido na Feira do Artesanato, para degustação. O dia do tombamento será dia 31 de julho, às 10 horas.

SIGA-NOS NO Google News