Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/09/2013 13:42

Leitor explica o porquê de Bolsão

Redação

O Cassilândianews republica uma matéria inserida no site em 2006. Vale a pena saber.


Fiquei curioso com a pergunta do Eulle e pesquisei " O porque do nome Bolsão".Achei um documentario da Professora Conceição Aparecida Queiroz Gomes, em sua pesquisa para o Curso de Graduação (1994) da Universidade Federal de MS – Três Lagoas, segue abaixo o referente texto:

O Bolsão Sul-Mato-Grossense

A presente edição da Revista homenageia aqueles que foram presentes ou estão cultivando a seara cultural do Bolsão Sul-Mato-Grossense.

Mas o que é ou por que Bolsão?

Quem explica é a professora Conceição Aparecida Queiroz Gomes, em sua pesquisa para o Curso de Graduação (1994) da Universidade Federal de MS – Três Lagoas: O nome Bolsão começou a ser adotado anterior à divisão do Estado de Mato Grosso, levando-se em consideração as dificuldades de comunicação com a capital, Cuiabá, ficando esta região totalmente isolada do poder de decisão do centro político-administrativo, o que fortaleceu a união entre os municípios que a constituíram.

A área conhecida como Bolsão localiza-se a leste e norte do Estado, compreendendo as microrregiões de Três Lagoas e Paranaíba, abrangendo os seguintes municípios: Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Água Clara, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Tabuado, Inocência, Cassilândia, Chapadão do Sul e Costa Rica.

A origem da designação Bolsão está vinculada às campanhas políticas, como bandeira do Partido Social Democrático (PSD), a partir de 1950, quando surgiu a candidatura de Filadelfo Garcia, a deputado federal, pessoa da estrita confiança de Filinto Müller.

Atendendo sugestão de sua cúpula na postulação do cargo, traduzia sua intenção em destacar a unidade administrativa e política.

Entretanto, nas eleições de 1954 e 1958, é que se popularizou a denominação Bolsão. Ainda, segundo a professora Conceição Aparecida, o fortalecimento político do Bolsão veio com a eleição do candidato do Estado de Mato Grosso, Dr. Pedro Pedrossian, em 1965 (....), candidatura surgida no Sul do Estado, onde tinha sua base política, apoiado por todos os municípios que formavam o Bolsão.

Esta edição, portanto, põe em destaque uma gama de intelectuais da região, com primorosa produção literária, do passado e presente, enriquecendo sobremaneira a cultura do venturoso Estado de Mato Grosso do Sul.

F. Leal de Queiroz

Atenciosamente um leitor de todos os dias do cassilandia News

Fernando Rossi Maiorchini

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)