Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leite será fiscalizado em Mato Grosso do Sul

10 de maio de 2005 - 13:50

O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) a partir do dia 31 de maio, quando termina a campanha de vacinação contra a febre aftosa em animais com até 24 meses, estará intensificando a fiscalização para garantir a qualidade do leite vendido ao consumidor em Mato Grosso do Sul. Os laticínios, que vendem leite ao natural e derivados serão fiscalizados. O objetivo é verificar se o leite é oriundo de animais vacinados contra a febre aftosa.

Segundo Antônio Éder de Stefano, inspetor regional, o Iagro está apenas esclarecendo os produtores sobre a necessidade de comprovar a vacinação e o controle sanitário do rebanho. “Este trabalho é realizado todos os anos. Os produtores já estão bem conscientes das exigências sanitárias. Não adianta reclamar; os laticínios não receberão o leite sem a comprovação de qualidade”, diz.

Segundo o inspetor, a fiscalização rigorosa é uma das armas utilizadas pelo Iagro na tentativa de combater a febre aftosa. “É uma doença que prejudica toda a pecuária do Estado. Então estaremos batendo pesado sobre aqueles produtores que ainda não tomaram a consciência de que o gado precisa estar com a vacinação em dia”, comenta.

As áreas incluídas na atual campanha de vacinação contra aftosa, que vão do Planalto ao Pantanal, compreendem os municípios de Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

De acordo com Antônio Stefano, os quatro estabelecimentos de pasteurização instalados, em Dourados, deverão exigir dos produtores a documentação que comprova que o rebanho está vacinado e devidamente regularizado para a comercialização do leite. Ele disse também que a outra incumbência dos laticínios de leite e derivados é a obrigatoriedade de encaminhar ao escritório do Iagro a relação nominal separada por município com identificação de cada produtor que efetua entrega de leite in natura.

SIGA-NOS NO Google News