Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leite materno ainda é o melhor alimento para crianças

Agência do Rádio - 08 de maio de 2008 - 06:06

O ritmo intenso, o trabalho e os afazeres do dia-a-dia acabam prejudicando a amamentação. Hoje, os bebês deixam de mamar cada vez mais cedo por causa da vida agitada das mães. De acordo com especialistas, é recomendável que as crianças sejam alimentadas com leite materno até os dois anos de idade. Mesmo assim, é comum as crianças mamarem apenas até o sexto mês. Para o nutrólogo e pediatra, Ary Lopes, da Universidade de São Paulo, nenhum outro tipo de leite é tão nutritivo para o bebê, quanto o leite materno.



"O leite materno é o melhor alimento para o neném. Ele fornece para a criança, exclusivamente, sendo dado até o sexto mês, ele permite que ele tenha um ótimo desempenho, não só do ponto de vista físico, orgânico, como também intelectual. De macro e micro nutrientes: proteína, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais, o leite materno dá tudo o que o neném precisa."

Ary Lopes pede cautela às mães no uso do açúcar para bebês. Ele lembra que o doce natural das frutas é mais saudável e substitui o adoçante, que deve ser dado com restrições. É importante evitar alimentos com gordura saturada, como carne de porco, frituras e biscoito recheado. Segundo o médico, a lactose presente em alguns leites disponíveis no mercado também é muito prejudicial e pode causar alergia nas crianças.

De Brasília, Cynthia Ribeiro

SIGA-NOS NO Google News